17 anos

Aluno do Colégio Militar atinge 980 pontos na redação do Enem e comemora resultado

Ele afirmou que sua maior dificuldade foi redigir o texto no tempo exigido.

Por Redação 1.059
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06/04/2021 17h26 - Atualizado há 3 anos
Ryan estudando

Em destaque por ser o aluno do Colégio Militar do Tocantins (CMTO) II com a maior nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 - 980 pontos - o estudante Ryan Cezário dos Santos, 17 anos, é um dos exemplos de que é possível obter bons resultados com uma rotina de estudos e superação das próprias limitações.

“Em 2020, eu me dediquei em fazer redações para serem corrigidas, para ver o que eu estava errando mais e corrigir esses erros antes do exame”, disse Ryan.

Ele afirmou ainda que sua maior dificuldade foi redigir o texto no tempo exigido. “Minha maior dificuldade, de início, foi fazer a redação em um tempo adequado, de forma que desse para resolver o máximo de questões no dia”, conta, acrescentando que a prática o fez aperfeiçoar tanto a escrita, quanto esse fator. 

“A Polícia Militar do Tocantins acredita no trabalho intersetorial na busca de melhorias na educação pública de qualidade. Os colégios militares são um grande exemplo de que a disciplina, dedicação e comprometimento dos alunos, professores e gestão produzem resultados positivos, que podem ser mensurados por provas como o Enem”, afirmou o coronel Silva Neto, comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins.

“Pela primeira vez na história do Enem, o INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] divulgou o material do corretor, dessa forma, utilizamos esse material como base para nossas aulas de redação. Os estudantes tiveram oportunidade de trabalhar as cinco competências cobradas no exame do Enem, bem como os critérios de correção da banca”, explicou a professora de redação Katielly Cunha.

As notas foram divulgadas no dia 29 de março e muitos alunos do Colégio Militar obtiveram nota acima de 900 na redação. O tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. 

Desafios da pandemia

O diretor da unidade CMTO II, major Rafael Silva Crespo, afirmou que nesse período de pandemia o colégio tem mantido suas atividades através de plataforma digital, adquirida pela escola, bem como atividades impressas para estudantes que não tinham acesso à internet.  

“Por consequência da pandemia, grandes foram os desafios de adaptação, mas, com o empenho da coordenação pedagógica e dos professores, foi possível fazer o acompanhamento satisfatório dos estudantes e obtivemos excelentes resultados”, destacou. 

O diretor enfatizou que na maior parte dos vestibulares, a redação pode ter um grande peso na composição da sua média final. “Por isso, ao longo do ano utilizamos várias ferramentas para facilitar a vida dos nossos estudantes. Além do sistema adquirido por nossa instituição, utilizamos a plataforma do Google Clasroom para correção das redações. Tínhamos uma equipe bem alinhada. O papel dos coordenadores de áreas junto aos professores foi de fundamental importância para todo processo”, pontuou.

Rafael ressalta ainda que a nota de redação do estudante Ryan Cezario é reflexo de um trabalho em equipe, bem estruturado e coordenado. “O meu sentimento, enquanto gestor da escola, é de gratidão à equipe pela dedicação e sabedoria na otimização do uso dos recursos proporcionados pela gestão”, concluiu. 

O estudante também apontou que a pandemia trouxe preocupações para os concluintes do ensino médio, que têm no Enem uma oportunidade de ingressar no curso desejado nas universidades.

“Sem sombra de dúvidas, acho que um dos principais desafios de fazer o Enem nessa época foi a preocupação de ter que se arriscar, se expor ao vírus para realizar o exame em um momento tão preocupante e desafiador. Não é à toa que, devido a esse fator, o Enem 2020 teve a maior abstenção de todas as edições desde 2009”, disse.

Com inúmeros depoimentos e agradecimentos dos alunos publicados em sua rede social, a professora Katielly também citou as ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de preparação dos alunos.

“Nesse sistema disponibilizamos roteiro de estudos semanalmente abordando todos os conhecimentos das aulas on-line, tais como projeto textual, repertório sociocultural, tese, elemento coesivo, argumentação, proposta de intervenção e prováveis temas”, disse a professora.

“Atendendo orientação da Seduc [Secretaria de Estado da Educação], realizamos aulão com profissionais de diversas áreas para, além de revisar o conteúdo da redação, trabalhar também a parte motivacional e psicológica dos alunos para realização do exame”, citou.

Ryan, aluno do CMTO, obteve 980 pontos na redação do Enem

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