Aviação

Anac emite certificado que amplia capacidade de voos do Aeroporto de Araguaína

Certificado foi emitido nesta semana. Inspeções iniciaram em dezembro de 2019.

Por Redação 1.740
Comentários (0)

14/11/2020 08h54 - Atualizado há 3 anos
Aeroporto de Araguaína ganha autorização para ter mais voos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nesta semana o Certificado Operacional de Aeroporto para a Prefeitura de Araguaína, norte do Tocantins, administradora do único aeródromo da cidade.

Com a certificação, o aeroporto poderá operar aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior, possuindo também autorização especial para operações com ATR-72.

As primeiras inspeções no aeroporto para o processo de certificação iniciaram em dezembro de 2019, quando especialistas de segurança operacional da Anac visitaram o local.

A certificação faz parte de uma exigência da agência nacional para que o aeródromo possa ter novos voos regulares, além dos já existentes no município.

Outro certificado

Outro aeroporto que também recebeu o certificado nesta semana foi o de Londrina, no Paraná, que é administrado pela Infraero.

Agora, além de poder ampliar a oferta de voos comerciais, o aeroporto poderá também realizar voos regularmente com aeronaves mais exigentes àquelas atualmente em operação no aeroporto, desde que compatíveis com o código de referência 4C ou inferior. Atualmente, o aeroporto conta com a operação de 12 voos semanais de transporte regular de passageiros das três principais companhias aéreas do país (Gol, Latam e Azul).

Conforme a Anac, os certificados foram emitidos após os operadores dos aeródromos comprovarem o atendimento aos requisitos regulamentares de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Agência.

As portarias nº 3.206 e nº 3.214, que concedem os certificados operacionais, foram divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) nos dias 12 e 13 deste mês.

As certificações operacionais ficam condicionadas à manutenção pelos operadores aeroportuários da infraestrutura avaliada, no âmbito dos processos, por meio dos quais as outorgas foram concedidas.

Certificações emitidas pela Agência

Com a emissão dos dois certificados concedidos em novembro, já são 15 o total de outorgas emitidas aos operadores aeroportuários em 2020 pela Anac. Em maio, os aeroportos de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, receberam o certificado da agência.

O certificado referente ao aeroporto de Araguaína pode ser conferido clicando aqui.

Aeroporto de Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.