Pedindo socorro

Apae de Araguaína faz vaquinha para evitar corte de luz e perda de 30 mil exames de crianças

Milhares de amostras de sangue estão armazenadas para exames.

Por Márcia Costa 1.347
Comentários (0)

06/04/2021 18h20 - Atualizado há 3 anos
Apae de Araguaína pede socorro!

Mais de 5,2 mil amostras de sangue para realização de quase 31 mil exames em crianças recém-nascidas, incluindo o teste do pezinho, estão armazenadas em geladeiras na Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais de Araguaína (Apae) e podem ser comprometidas com o possível corte da energia elétrica do prédio. As amostras são de crianças de todo o estado do Tocantins.

Sem recurso financeiro para pagar a fatura referente ao mês de março de 2021, no valor de R$ 2.917,71, a Apae decidiu fazer uma vaquinha e está pedindo doações através das redes sociais. 

A diretora da área da saúde da Apae, Adriana Catine, explicou que a grande quantidade de amostras de sangue armazenadas são decorrentes dos atrasos dos exames devido ao encerramento do contrato entre o Governo do Estado e a empresa fornecedora de reagentes, de Brasília (DF). Os testes estão paralisados há pelos menos 9 meses.

A dívida do Governo com a empresa estaria em torno de R$ 158 mil. "O Estado já tem conhecimento desse valor e estamos aguardando uma resposta sobre o retorno dos exames. A APAE é a única unidade laboratorial de referência apta a realizar o diagnóstico do teste do pezinho em todo o Estado", disse Adriana Catini.

Enquanto o Governo não negocia a dívida, a Apae continua acumulando amostras de sangue que chegam de todas as regiões do Estado. Conforme a instituição, são 5.283 amostras de sangue acumuladas no período de 16 de setembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021, gerando um total de 30.975 exames a serem feitos (dados atualizados após a publicação da reportagem). 

A diretora afirmou que a Apae está pedindo socorro. “A APAE é uma entidade filantrópica e depende de doações. Então pedimos para que os interessados em ajudar entrem em contato conosco. Hoje estamos pedindo socorro".

No prédio da Apae também funcionava um Centro de Reabilitação por meio do SUS, mas o Governo retirou o serviço do local. 

As doações podem ser feitas diretamente na conta da instituição.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguaína

Banco do Brasil

Agência: 0638-6

Conta Corrente: 90610-7

Pix (63) 99232-2026

O QUE DIZ A SES

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que formalizou o contrato com a APAE de Araguaína, que prestará os serviços de análise das amostras dos testes, e, desde a publicação do termo contratual, vem buscando em um plano de retomada conjunto reorganizar a rede de atendimento dos pacientes conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Logo após a formalização e efetivação do contrato, a APAE de Araguaína providenciou a contratação do software para o controle e gerenciamento de amostras e iniciou o cadastramento de todas elas, que vêm sendo recebidas desde a suspensão do último contrato. Por meio do sistema, que é obrigatório ao Serviço de Referência - habilitado conforme Portaria nº. 822/2001 - estão sendo levantadas todas as amostras, e cadastradas em ordem cronológica visando garantir o acompanhamento de todos os usuários.

A SES destaca que o pagamento da dívida já foi efetuado. Nestas circunstâncias, a retomada dos exames - pela instituição contratada - deve ocorrer nos próximos dez dias”.

Conta de energia da APAE referente ao mês de março de 2021

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.