Saúde

HDT investe R$ 160 mil em aparelho móvel de ultrassonografia para atender pacientes acamados

Novo equipamento é uma opção leve e de fácil transporte.

Por Redação
Comentários (0)

14/02/2023 17h11 - Atualizado há 1 ano
Aparelho sendo utilizado

A partir do treinamento realizado na última semana, de quarta a sexta-feira (08 a 10), os profissionais estão aptos a manusear o aparelho de ultrassonografia portátil adquirido pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh).

Com investimento de R$ 160 mil, o novo equipamento é uma opção leve e de fácil transporte, deste modo, a equipe tem facilidade de carregá-lo para utilização em exames a pacientes à beira-leito, sem precisar locomovê-los, o que favorece o atendimento e ajuda a evitar complicações.

A especialista em ultrassonografia da Imex e facilitadora do curso, Márcia Batista, explica que se trata de um aparelho moderno, com potência de bateria para 60 minutos. “A configuração hoje está para radiologia, obstetrícia e cardiologia, com isso já dá acesso a uma gama de exames, porém, se no futuro precisarem ampliar mais, tem a possibilidade de fazer até mesmo a parte de transvaginal e urologia retal”, disse.

De acordo com o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnóstico Especializado, Rafael Coelho Noleto, será possível expandir o serviço de diagnóstico por imagem com a aquisição deste equipamento de tecnologia avançada.

“Atualmente, com o constante avanço da tecnologia, a qualidade da imagem dos exames radiológicos se torna essencial em um diagnóstico médico, por isso a necessidade do investimento em equipamentos com alta tecnologia e eficiência para que os pacientes obtenham resultados mais precisos, detalhados e com a rapidez necessária, de forma a suprir as demandas do aspecto assistencial que impactam diretamente no ensino e pesquisa enquanto Hospital Universitário”, finalizou.

A médica intensivista Laís Maurício de Freitas lembra que, além das vantagens já mencionadas, impacta positivamente na assistência do paciente grave. “O aparelho de USG móvel ajuda nesses quadros de emergência que precisamos de uma abordagem rápida, precisa e segura”, comentou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.