'Escola Segura'

Aplicativo tocantinense que combate violência nas escolas é premiado no Fórum de Governadores

Prêmio reconhece iniciativas que contribuíram com avanços significativos em diversas áreas.

Por Redação
Comentários (0)

23/01/2024 17h37 - Atualizado há 3 meses
Fórum de Governadores

O aplicativo Escola Segura, do Governo do Tocantins, foi um dos vencedores do 2° Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reconhece inovações e excelência nos serviços públicos, juntamente com outros dois projetos dos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, recebeu a premiação nesta terça-feira (23), durante o Fórum de Governadores do Brasil Central (BrC), realizado em Brasília (DF).

O projeto vencedor é uma ferramenta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de ser um canal de comunicação entre a comunidade escolar e a segurança pública. No aplicativo, há um botão de pânico e um canal de denúncia, fornecendo um meio fácil e rápido para os usuários solicitarem ajuda imediata em casos de emergências, como ameaças à segurança pessoal ou situações de perigo. 

"A nossa gestão está agindo rápido, com soluções inovadoras que se antecipam a possíveis casos e proporciona exatamente o que o nosso projeto vencedor se propõe: escolas mais seguras", destacou o governador,

O prêmio Boas Práticas em Gestão é promovido pelo BrC para reconhecer iniciativas dos estados que contribuíram com avanços significativos em diversas áreas. Nessa edição, lançada em julho de 2023, o BrC recebeu 139 inscrições com projetos divididos nas seguintes categorias: Desenvolvimento Econômico, Educação, Infraestrutura e Logística, Gestão Pública, Saúde Pública e Saúde Pública. 

Fórum em Brasília

1° Fórum de 2024

Além da entrega do prêmio, a segurança alimentar foi colocada em pauta como uma das prioridades das iniciativas do BrC para este ano. O governador Wanderlei Barbosa esteve presente no evento, ao lado dos demais governadores dos estados que compõem o BrC, Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Brandão (MA), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS) e Marcos Rocha (RO). 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também participou do evento e, em conjunto com o Consórcio BrC, assinou um Acordo de Cooperação Técnica sobre o Plano Brasil sem Fome, que desempenha 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). 

O governador Wanderlei Barbosa, ao discursar sobre o tema, ressaltou a importância da cooperação entre os estados, para garantir uma alimentação de qualidade para todos os cidadãos. “É importante essa abordagem colaborativa que transcende as fronteiras estaduais. O Governo do Tocantins reconhece os desafios que exigem soluções integradas e coordenadas. Estamos buscando estratégias conjuntas para enfrentar as questões que afetam não só o Tocantins, mas também a região central do Brasil”, pontuou o governador. 

Novo presidente do Fórum BrC

O início das atividades de 2024 também foi marcado pela realização da Assembleia de Governadores do BrC, quando foram realizadas a eleição e a posse do novo presidente da instituição.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi escolhido pelo BrC e ocupará o cargo por um período de um ano. O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre os estados membros, para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.