Lei

Apresentada por Valderez, nova lei institui o Dia Estadual do Jalapão no Tocantins

Data passa a integrar o Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

05/01/2022 06h04 - Atualizado há 2 anos
Parque Estadual do Jalapão

O governador em exercício Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 3.848, de autoria da deputada estadual Valderez Castelo Branco, que institui o Dia Estadual do Jalapão.

Celebrada anualmente no dia 20 de setembro, a data comemorativa passa a integrar o Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

O Jalapão, constando como o maior parque de preservação do Estado, possui território com mais de 158.000 hectares de área total. A região é considerada a principal atração turística do Estado do Tocantins e uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Além de sua riqueza natural, o Jalapão representa uma importante fatia da economia tocantinense. Abrange empresas e empreendedores dos ramos de hotelaria, turismo, transporte, artesanato, entre outros. Além disso, a região é conhecida por uma das mais belas obras da natureza, o internacionalmente conhecido Capim Dourado.

Valderez declara que o dia 20 de setembro foi escolhido porque marca o início da colheita do Capim Dourado, realizada anualmente até o dia 30 de novembro. Desta forma, busca-se valorizar as tradições próprias da comunidade do Jalapão e a vivência das comunidades quilombolas. Os festejos, que contam com várias atividades como rodas de conversa, exibições de filmes e até feiras onde se destacam produtos da culinária local, além do encontro de violeiros, também são um ponto forte do tesouro cultural da região.

“Todas essas atividades tradicionais são realizadas pela comunidade local e reúnem milhares de pessoas entre pesquisadores, foliões e artistas populares. Sendo assim, é evidente a importância dessa região que eleva o nome do Tocantins mundialmente, e nada mais justo do que a criação de um dia em comemoração ao nosso patrimônio Natural, Cultural e Econômico, o Jalapão”, declara a parlamentar no texto que justifica o projeto.

Deputada Valderez Castelo Branco
Lei sancionada

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.