Saúde

Com câncer, idosa retira a mama, mas não faz quimioterapia por falta de medicamento no HGP

A mulher tem 66 anos e aguarda medicamento para fazer as sessões de quimioterapia no HGP.

Por Márcia Costa 1.383
Comentários (0)

06/08/2019 20h30 - Atualizado há 4 anos
Maria Guilhermina

A falta de medicamentos para a realização de quimioterapia no Hospital Geral de Palmas (HGP) está trazendo muita preocupação para a família de uma idosa de 66 anos que deveria estar fazendo o tratamento contra câncer de mama.

Segundo a família, Maria Guilhermina Lélis Rodrigues teve a quimioterapia interrompida após o Governo do Tocantins deixar faltar o medicamento principal no tratamento, o ciclofosfamida. O remédio está em falta há 90 dias.

A idosa mora em Alvorada, no sul do Estado, e toda segunda-feira viaja para Palmas, a cerca de 310 km, para tentar fazer o tratamento, mas não está conseguido. 

Maria Guilhermina passou pela cirurgia para a retirada da mama direita no dia 19 de fevereiro deste ano. Segundo a filha Mirian Lélis, o prontuário da mãe também sumiu após o procedimento e ela precisou recorrer ao Ministério Público Estadual.

Por causa desse problema de prontuário, a quimioterapia já seria iniciada tarde. E agora, para a surpresa de todos, o medicamento principal para o tratamento está em falta. É um descaso muito grande, não dão uma resposta concreta. Queremos encaminhamento para fora ou a resposta da vinda do medicamento o quanto antes”, disse a filha.

A falta de medicamento também tem afetado outros pacientes da ala de oncologia do HGP. 

O QUE DIZ A SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) informa que já realizou dois processos licitatórios de compra formal do medicamento ciclofosfamida e um processo de dispensa de licitação para compra direta, mas todos sem sucesso. A SES trabalha agora junto com o departamento jurídico para buscar as medidas judiciais cabíveis, a exemplo de requisição administrativa, o que obrigaria os laboratórios e fornecedores deste medicamento a vender para o Estado e assim garantir a continuidade do tratamento dos pacientes”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.