Em Brasília

Após troca de local, Wanderlei Barbosa reúne-se com bancada federal do Tocantins

Reunião falou sobre saúde, infraestrutura e investimentos.

Por Joselita Matos 787
Comentários (0)

27/10/2021 11h45 - Atualizado há 2 anos
Wanderlei com a bancada federal do Tocantins em Brasília.

O governador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido) reuniu-se nesta terça-feira (26/10) com a bancada federal do Tocantins, em Brasília. O encontro estava previsto para ser um jantar no apartamento do cientista político Gylwander Peres, que é de Pedro Afonso e pré-candidato a deputado federal, mas foi alterado para um encontro formal na Câmara dos Deputados. 

Durante a reunião vários assuntos foram colocados em pauta, destacando-se para a área da Saúde, Infraestrutura, Educação, além de recursos financeiros para investimentos no Estado. Na Saúde, foi abordado a questão da realização das cirurgias eletivas.

“Nós temos que fortalecer algumas vertentes, como por exemplo a nossa saúde, que ainda tem pessoas esperando por cirurgias eletivas e queremos resolver isso de maneira urgente”, frisou o governador em exercício.

Destacou ainda que neste primeiro momento, está trabalhando na identificação das carências do Estado. “Estamos fazendo reuniões importantes para identificar as carências do Estado e assim, resolvê-las. Às vezes priorizamos algumas regiões, então, aqueles que puderem colaborar serão muito bem-vindos, porque quero não somente discutir, mas resolver o máximo dessas carências”, afirmou Barbosa.

PARLAMENTARES

O líder da bancada, deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), destacou que o encontro representa uma nova etapa na relação institucional entre a bancada e o Executivo Estadual. “Do ano de 2017 até agora, a bancada já destinou mais de 320 milhões para o Governo do Tocantins, e nós nunca deixaremos de ajudar o Estado. Cada parlamentar tem seus projetos individuais, mas o nosso Estado está acima de qualquer coisa”, destacou.

A senadora Kátia Abreu (PP) apontou a possibilidade da contratação de financiamentos internacionais, agora que o Estado do Tocantins tem melhorado a sua condição fiscal. “Se nós tivermos capacidade temos o CAF [Banco do Desenvolvimento da América Latina], bancos chineses e muitas outras opções de financiamento internacional que temos que ver se conseguimos, e eu me coloco à disposição nesse sentido”, enfatizou.

Já o senador Eduardo Gomes (MDB), destacou oportunidades nas áreas da infraestrutura e educação. “Nós temos muitas estradas com possibilidade de federalização, como por exemplo, o trecho para Porto Nacional. Outro fator importante é a parceria entre Governo do Tocantins e as Universidades Federais, principalmente neste momento de chegada da Universidade Federal do Norte do Tocantins e a bancada federal pode colaborar bastante nesse sentido com a destinação de recursos”, afirmou.  

Professora Dorinha (DEM), Dulce Miranda (MDB), Eli Borges (Solidariedade), Carlos Gaguim (DEM) e Vicentinho Júnior (PL) também participaram do encontro. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.