Tocantins

Aprovada isenção de IPVA para veículos com mais de 15 anos; projeto vai à sanção do governador

No período de 2011 até 2015, os veículos com quinze anos ou mais de uso eram isentos.

Por Redação 2.827
Comentários (0)

09/05/2024 15h40 - Atualizado há 4 meses
Autor do projeto, deputado Luciano Oliveira, e governador Wanderlei Barbosa

Notícias do Tocantins – A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou o Projeto de Lei nº 500/2023, que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com mais de 15 anos de uso, uma reivindicação antiga dos contribuintes do Estado.

O autor da proposta, o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD), afirmou que essa iniciativa visa aliviar o ônus financeiro dos proprietários de automóveis mais antigos no estado.

Originalmente, o texto do projeto de lei propõe a inclusão do inciso XIX ao artigo 71 da Lei nº 1.287, que regula o Código Tributário do Estado do Tocantins. Essa proposta busca incluir a isenção do IPVA para veículos que atendam ao critério de idade estipulado.

Conforme o deputado, atualmente no Brasil, onze estados alteraram a legislação estadual com o mesmo intuito de conceder o benefício aos contribuintes proprietários desses veículos.

Antes era assim!

No período de 2011 até 2015, os veículos com quinze anos ou mais de uso eram isentos do IPVA. Contudo, a previsão foi revogada pela Lei nº 3019 de 30/09/2015. O governador na época era Marcelo Miranda (MDB).

Economia no bolso do contribuinte

O parlamentar, ao justificar sua proposição, ressaltou que a isenção do imposto pode representar uma economia significativa para os proprietários, especialmente em um momento de dificuldades financeiras. “Temos que pensar nos tocantinenses que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, de transporte, e de lazer, mas que não possuem condições de adquirir um mais novo”, destacou.

Nas mãos do governador

Após a aprovação em dois turnos de votação na Aleto, o próximo passo é a sanção ou veto do governador Wanderlei Barbosa. Conforme o deputado, caso sancionada, a medida representará um importante alívio financeiro para os proprietários de veículos antigos, que poderão usufruir da isenção do imposto e, consequentemente, terão seus encargos reduzidos.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.