Conscientização

Praias de Araguanã, Babaçulândia e Araguaína terão ação contra descarte irregular de lixo

Ação é realizada todos os anos nos rios Araguaia e Tocantins.

Por Redação 553
Comentários (0)

27/06/2022 17h49 - Atualizado há 1 ano
Lixo retirado de praia

A campanha 'Praia Limpa, Praia Viva’ fará sua primeira ação de 2022 na praia de Babaçulândia, município do norte do estado, a partir do dia 1º de julho.

O projeto é realizado todos os anos pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e parceiros nos rios Araguaia e Tocantins. O objetivo é promover ações educativas e de conscientização sobre a preservação ambiental, descarte regular de lixo, combate à caça e pesca predatória.

Durante os meses de maio e junho, foram realizadas reuniões com representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do Naturatins, da Polícia Militar, do Sebrae, das Prefeituras de Araguanã, Babaçulândia e Araguaína, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - por meio do curso de Turismo - e Unitpac.

O projeto busca sensibilizar a população local e visitantes sobre a importância de manter o ambiente limpo durante a temporada de praias. A campanha promove a proteção dos recursos naturais, que hospedam as belezas do Tocantins e incentivam o turismo sustentável, gerando renda e desenvolvendo a economia das diferentes regiões do Tocantins.

Conquistas

A diretora de assuntos ambientais da Aciara, Juliane Carneiro, destacou que a campanha tem gerado excelentes resultados. “Em 2017, nós retiramos mais de três toneladas de lixo das praias. Em 2019, foi retirado um pouco mais de uma tonelada de lixo. Foi um número impactante porque tiramos bem menos lixo do que nos anos anteriores, o que mostra que a campanha tem conseguido atingir o objetivo, que é diminuir a presença do lixo doméstico. As pessoas estão mais conscientes”, comemorou Juliane.

Reunião realizada pela campanha

Programação

A campanha volta em 2022 com as atividades presenciais depois de dois anos de pandemia, quando foram realizadas ações de conscientização nas redes sociais. Segundo Juliane Carneiro, estão previstos os trabalhos de educação ambiental com os moradores locais, profissionais que atuam nas praias, como barqueiros, barraqueiros e donos de restaurantes.    

Também são dadas orientações aos comerciantes locais sobre turismo sustentável, vendas, atendimento, entre outras atividades. Os parceiros promovem ações nas escolas, com as crianças.

É muito bom aproveitar as praias, levar os filhos, a família, se divertir, mas é importante que o banhista, ao levar seu lixo, ele traga de volta para que nos próximos anos a gente continue desfrutando das belezas naturais em nosso estado”, pontuou a diretora.   

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.