Dias 12 e 13

Araguaína recebe 1ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador com 80 animais

Além da exposição de animais, evento contará com espaço kids e provas infantis.

Por Marcelo Martin 770
Comentários (0)

08/10/2018 16h40 - Atualizado há 5 anos
A exposição especializada terá 80 animais que serão julgados em categorias diferentes

Araguaína recebe, nos dias 12 e 13, a 1ª Exposição do cavalo Mangalarga Marchador. O evento, que reunirá criadores do Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo, Goiás, Ceará e Distrito Federal, será realizado no haras Liderança, na BR-153, saída para Wanderlândia, com início às 8 horas. O local contará com espaço kids e participação de crianças nas provas de exposição. A entrada é franca.

Realizada pela Associação de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Tocantins (ACCMMTO), a exposição tem apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. O evento encerra o Circuito de Marcha da Amazônia, que já passou por Palmas, Imperatriz (MA) e Xinguara (PA).

“O Mangalarga Paulista é um animal criado há bastante tempo em Araguaína, mas o Mangalarga Marchador é algo novo para nós. Um evento deste porte coloca nosso Município no calendário nacional da raça. É um evento não só cultural como econômico, tendo em vista o aumento da criação que deve surgir para participação em eventos futuros”, comentou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Júnior Marzola.

A exposição especializada terá 80 animais que serão julgados em categorias diferentes, potros e adultos, entre machos e fêmeas. Avaliando a beleza dos animais parados e montados, e provas de marchas. O campeão de cada categoria leva para casa troféu, premiação e pontuação no ranking nacional. Cerca de 30 expositores participarão do evento que tem expectativa de público de 400 pessoas por dia.

Produtores

A ACCMMTO foi criada em 2016 para fomentar e divulgar a raça Mangalarga Marchador. De acordo com o vice-presidente da associação, Márcio Gianordoli, o núcleo foi iniciado pelo crescimento da raça na região, que chegou a quase 50 produtores e mil animais da raça.

“A gente já tinha realizado uma copa, de apenas um dia, no ano passado, quando tivemos 60 animais e bom público. Devido a esse sucesso, resolvemos aumentar a participação, com mais julgamentos, mais animais e mais criadores”, conta. Ainda segundo Gianordoli, o evento é realizado no feriado de Nossa Senhora Aparecida, para que toda a família possa participar da programação.

Importância econômica

Segundo a associação, o Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares e asininos são oito milhões de cabeças, movimentando em torno de R$ 7,5 bilhões por ano e gerando cerca de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que, entre 2009 e 2010, o Tocantins registrou o maior crescimento da população equina no país, com 18,8%. Mesmo assim, ocupa ainda o décimo lugar em número de animais entre os Estados da União, com 171.545 cabeças.

ASSUNTOS exposição cavalos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.