Prefeitura em ação!

Produção de peixes é impulsionada na zona rural de Araguaína com 18 tanques e 1.000 alevinos

Famílias também foram beneficiadas com sementes de milho e adubo.

Por Redação 570
Comentários (0)

09/12/2022 15h18 - Atualizado há 1 ano
Soltura dos alevinos

Há seis anos, o produtor rural Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como Caetano, cultiva hortaliças e frutas no Projeto de Assentamento (PA) Núcleo de Produtores Agrícolas (NPA), na zona rural de Araguaína. Agora, com o apoio da prefeitura na construção de dois tanques escavados, ele vai diversificar a produção com a criação de peixes.

“Essa é uma ajuda importante que nós, da zona rural, estamos recebendo do município. Estou com boas expectativas para melhorar a renda”, disse.

Caetano faz parte do grupo de 25 famílias do NPA que contam com o apoio da prefeitura na piscicultura familiar. Somente no assentamento, foram cinco tanques escavados e, no último dia 8 de dezembro, a comunidade recebeu um Dia de Campo inédito com uma palestra sobre a produção de peixes, uso de defensivos agrícolas e a soltura de 1.000 alevinos das espécies tambaqui, tambatinga, pacu e caranha. Desde o começo do ano, a prefeitura já entregou 18 tanques em comunidades rurais do município.

Na oportunidade, 14 produtores rurais também receberam os kits do Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumos para Plantio. Cada produtor recebeu um saco de 20 quilos de semente de milho, um saco de 50 quilos de adubo de cobertura e quatro sacos de 50 quilos, cada, de adubo para plantio.

Olhar atento para o campo

O prefeito Wagner Rodrigues participou das entregas e reforçou aos produtores que a prefeitura está presente na zona rural com frequência para conhecer de perto as dificuldades que os moradores enfrentam todos os dias e para levar as soluções.

“São vocês que levam do campo para a cidade o alimento que consumimos todos os dias. Sai tudo daqui, da zona rural. Por isso, nossa meta é melhorar ao máximo as condições de vida de vocês dos assentamentos e comunidades rurais. Estou fazendo de tudo para que vocês tenham todas as condições de produzir. Nós, da cidade, precisamos de vocês do campo. Eu e nossa equipe temos essa responsabilidade e essa vontade de fazer mais por vocês”, disse Wagner.

Incentivo à piscicultura familiar

A prefeitura apoia os criadores na escavação dos tanques e no licenciamento ambiental de forma ágil e facilitada. A ação faz parte do Pró-Agrário, um programa do município de incentivo à produção e sustentabilidade.

O assessor técnico e biólogo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Aníbal Sousa Neto, que ministrou o curso para os produtores, informou que as orientações técnicas compartilhadas permitem que os criadores produzam de 800 a 1.200 quilos de peixe por ano.

“Foram instruções básicas e simples. A gente ensina a aproveitar da melhor forma os recursos hídricos da região e damos a assistência técnica durante um ano, até que ele consiga conduzir sozinho”, informou o assessor técnico.

A maior parte das famílias do NPA produz milho, abacaxi, mandioca, feijão e agora terão a oportunidade de diversificar a renda com a criação de peixes.

O presidente da Associação de Moradores, Luciano Caetano dos Santos, destacou a importância do apoio da prefeitura para dar novas perspectivas financeiras para os produtores.

“Para nós, é um motivo de muito orgulho e satisfação receber esse apoio do município e do prefeito Wagner, que tem um olhar diferente para nós, da zona rural. A gente que mora em assentamento não tem uma vida fácil, por isso, esses incentivos da prefeitura são tão importantes, vem em boa hora”, contou o presidente.

Trator na roça

As sementes de milho e adubos de cobertura e para plantio entregues para os produtores rurais do PA NPA fazem parte do projeto do Ministério da Agricultura com contrapartida do município. Ao todo, 253 produtores de 21 comunidades rurais e projetos de assentamentos pertencentes à Araguaína serão beneficiados com o programa.

São 1.012 sacos de adubo para o plantio e 506 sacos de adubo de cobertura, totalizando 75,9 toneladas, e 253 sacos de sementes de milho, que representam 5,06 toneladas. A ação também faz parte do programa municipal Trator na Roça, que faz a preparação da terra para receber as sementes, além da assessoria de técnicos da Agricultura do Município no plantio.

Trabalho contínuo na zona rural

Durante a conversa com os produtores rurais, Wagner informou que a prefeitura já está licitando mais 10 pontes para poder finalizar a substituição de todas as pontes de madeira da zona rural por estruturas duradouras de concreto. “Onde havia maior necessidade, já fizemos todas e estamos caminhando para concluir 100%”, afirmou.

No próximo sábado (10), a Prefeitura de Araguaína faz mais uma entrega de infraestrutura para a zona rural, com a inauguração de uma ponte e oito bueiros no PA Brejão. “Esse ano, fizemos um grande investimento na zona rural, o maior da história da cidade. E no ano que vem eu pretendo visitar todas as estradas vicinais do município para garantir que todas vão receber a atenção da prefeitura. Estamos pensando na coletividade, já estou em contato com a bancada tocantinense na Câmara dos Deputados para buscar os recursos”, finalizou o prefeito.

Wagner também anunciou a licitação de mais 10 pontes para a zona rural

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.