Cidades

Araguaína testa alta tecnologia em limpeza de bocas de lobo e combate a esgoto clandestino

Além disso, um drone está identificando vazamentos e esgotos clandestinos.

Por Redação 587
Comentários (0)

10/05/2022 11h18 - Atualizado há 1 ano
Caminhões são equipados com hidrojato e sucção a vácuo.

Araguaína iniciou um teste de limpeza da rede de drenagem do município com equipamentos de alta tecnologia, nessa segunda-feira (9), pelo Setor Jardim das Palmeiras. O serviço inédito da Prefeitura usa caminhões equipados com hidrojato e sucção a vácuo, além de um drone para identificar a saúde dos encanamentos e a existência de esgotos clandestinos.

O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou a primeira operação junto com secretários e técnicos municipais. “Nós temos muitos entupimentos na nossa rede de drenagem, o que prejudica o bom funcionamento, causando os alagamentos e danos no asfalto. Esse trabalho é um piloto do que devemos contratar para toda cidade”, afirmou.

Nesta terça-feira (10), partir das 8 horas, a manutenção será na Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento.

Modernização do serviço

São usados dois caminhões, enquanto um possui uma bomba de hidrojato que empurra a sujeira dentro da tubulação, o outro veículo suga o resíduo com uma bomba de sucção a vácuo. Tudo o que é coletado terá destinação correta no aterro sanitário.

Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna. Por meio de um monitor, o técnico mapeia a rede, identificando a necessidade de manutenção e bloqueio de esgoto clandestino.

“É o mesmo serviço usado em grandes cidades, como Goiânia e Uberlândia. Com esse equipamento conseguiremos alcançar pontos da rede que são de difícil acesso, além de ser muito mais rápido do que a limpeza manual”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.

Ampliação da drenagem

A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 330 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a longevidade do asfalto. Com o lixo e esgoto lançados irregularmente, as bocas de lobo e tubulações entopem, causando transtornos em diversos pontos da cidade.

Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza manutenções constantes nas bocas de lobo, o que terá mais eficiência com a tecnologia. Durante o período chuvoso, são retiradas mais de três toneladas de lixo por dia.

Após a limpeza, é inserido pela boca lobo um drone com rodas que possui câmera e lanterna.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.