Imunização

Araguaína vacina crianças indígenas da Venezuela contra sarampo, caxumba e febre amarela

Foram vacinadas 15 crianças na faixa etária de 2 meses a 15 anos.

Por Redação
Comentários (0)

17/03/2021 10h42 - Atualizado há 3 anos
Criança sendo vacinada

A Prefeitura de Araguaína realizou nesta semana a vacinação de crianças indígenas da Venezuela que estão em Araguaína. O grupo venezuelano formado por crianças e adultos está abrigado em uma residência no Setor Tiúba e foi atendido pela equipe de profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Manoel dos Reis do Jardim das Flores. 

15 crianças entre 2 meses e 15 anos foram imunizadas com as vacinas de rotina preconizadas pelo Programa de Vacinação Nacional. Entre as doses foram aplicadas a Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C e outras.  

A equipe realizou visita a esse grupo de venezuelanos e percebeu a necessidade de verificar a situação vacinal das crianças. Infelizmente, a realidade é de que muitas crianças ali não haviam sido imunizadas com nenhum imonobiológico preconizado pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) de acordo com a idade, portanto, iniciamos com essa ação a proteção dessas crianças”, explicou a enfermeira do Município Joele Layana Fernandes. 

A ação contou com o apoio de um estudante de psicologia de uma faculdade particular da cidade que realiza um trabalho de acompanhamento com o grupo. 

Caderneta de vacinação 

A enfermeira contou ainda que nenhuma das crianças e adolescentes venezuelanos possuía a caderneta de vacinação. “Providenciamos o cartão de vacina para essas crianças e agora estamos estudando junto à secretaria a maneira que será realizada a continuidade da imunização. Os pais e responsáveis foram orientados sobre a importância do controle e acompanhamento e faremos também nossa parte, dentro do possível, de seguir monitorando esse grupo”. 

Além das crianças, cinco adultos também receberam vacina e atualização do cartão. Entre as doses aplicadas estavam a Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, e a da febre amarela. Entre os adolescentes, foram aplicadas ainda a vacina ACWY, que protege contra meningite. 

Importância da vacinação 

A vacina é uma substância fabricada com microrganismos que protegem o organismo contra determinadas doenças infectocontagiosas. Algum tempo depois de ser aplicada em uma pessoa, a vacina estimula o sistema imunológico a reconhecer o microrganismo como uma ameaça e a produzir anticorpos contra ele. 

A gente sempre destaca no nosso trabalho de atenção à saúde da família a importância dos pais seguirem o calendário de vacinação dos filhos e as vacinas também dos adultos para continuarmos erradicando doenças infecciosas que vitimaram milhares de pessoas ao longo dos anos. Prevenir com a vacinação é sempre o melhor remédio”, concluiu a enfermeira do Município. 

(Adriana Santana/prefeitura)

Grupo está abrigado em uma residência no Setor Tiúba

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.