Após decisão do STF

Associação Jurídica dos Servidores cobra urgência na implementação dos 25% nas tabelas financeiras

Reajuste salarial foi concedido e revogado ainda em 2007.

Por Redação 1.413
Comentários (0)

17/11/2022 08h49 - Atualizado há 1 ano
Ofício sendo protocolado no Palácio Araguaia

A Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (AJUSP-TO) protocolou ofício no Palácio Araguaia, nesta quarta-feira, 16 de novembro, cobrando a imediata implementação do reajuste de 25% nas tabelas financeiras dos Planos de Carreira (PCCRs) e abertura de canal de negociação para tratar dos passivos gerados no período de mais de 14 anos sem o reajuste.

O ofício foi endereçado ao governador Wanderlei Barbosa, com cópia ao secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho.

A solicitação da associação ocorre após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que negou, por 9 votos a 2, os Embargos de Declaração do Governo do Tocantins, e reconheceu o direito dos servidores ao reajuste concedido e revogado ainda em 2007.

Segundo a AJUSP-TO, a ação judicial dos 25% é coletiva e o mérito julgado pelo STF determina que o reajuste seja aplicado nas tabelas financeiras dos servidores públicos do quadro Geral, Adapec, Ruraltins, Naturatins e também da Saúde.

“A AJUSP-TO, atuando em prol dos anseios de seus associados, protocolou esse ofício cobrando urgência na implementação e correção das tabelas financeiras. Essa é a nossa prioridade no momento: corrigir as tabelas, aplicar o reajuste de 25% para, então, abrir um canal de negociação e tratar dos passivos gerados pela não implementação do direito. E o Governador, dependendo da vontade política de resolver o problema e acabar com a longa espera dos servidores neste caso, poderia fazer essa implementação até por meio de um Medida Provisória, por exemplo. Está nas mãos dele, pois o parecer da Suprema Corte já foi favorável ao direito do servidor”, pontuou o presidente da AJUSP-TO, Cleiton Pinheiro.

A AJUSP-TO aguarda uma resposta do Governo do Estado e enfatiza que continuará acompanhando o caso, garantindo o devido cumprimento da decisão do STF sobre os 25%.

ASSOCIAÇÃO

A AJUSP-TO foi criada para prestar assistência jurídica aos associados e possui um quadro amplo que pode englobar servidores públicos das diversas categorias do Poder Executivo Estadual.

A Associação tem legitimidade de representação resguardada pela Constituição Federal (CF) para atuar não só na área jurídica, como também em tudo o que envolver o servidor público, seja nas demandas por progressões, data-base, retroativos e a judicialização, quando for o caso. Seu papel é diferente de um sindicato, por exemplo, haja vista que um de seus focos é a negociação visando avanços mais rápidos para garantir os direitos de seu quadro de associados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.