Invasão

Tocantins sofre apagão nos dados da Covid após ataque hacker no Ministério da Saúde

Não há previsão para divulgar o boletim nesta sexta-feira (10).

Por Redação 599
Comentários (0)

10/12/2021 08h49 - Atualizado há 2 anos
Mensagem deixada pelos hackers na página do Ministério da Saúde

O aplicativo ConecteSUS e a página oficial do Ministério da Saúde foram alvos de ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10/12) e saiu do ar. Não é possível emitir, por exemplo, o comprovante de imunização contra a Covid-19, disponível no aplicativo.

Na página do Ministério da Saúde, invasores deixaram a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.”

Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados e se encontram sem possibilidade de acesso.

O Lapsus$ Group, que assume a autoria do ataque cibernético, diz que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem no site.

O portal sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.

A AIG, uma das maiores seguradoras do mundo, diz que viu um aumento de 150% nos pedidos de resgate e extorsão entre 2018 e 2020. Os pedidos de resgate agora respondem por um em cada cinco pedidos de seguro cibernético, acrescentou a empresa.

O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. Cerca de duas horas depois, a mensagem saiu do ar e o site está indsponível para acesso.

NO TOCANTINS

Com o ataque, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) informou que não há previsão para divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 desta sexta-feira (10), pois os sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde (MS) estão indisponíveis para baixar os dados. Não há previsão de retorno.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.