Região muito conhecida

'Crônicas da Barraria' é tema inédito de livro que será lançado em Araguaína neste sábado

O livro foi escrito pelo autor Alex Brito. O lançamento será neste sábado, 08, na AABB.

Por Redação 677
Comentários (0)

07/06/2019 11h46 - Atualizado há 4 anos
Escritor Alexandre Gomes Brito

O escritor Alexandre Gomes Brito, conhecido por Alex Brito, realizará o lançamento do livro “Crônicas da Barraria”, neste sábado (08), às 19 horas, na sede da Associação Atlética Bando do Brasil (AABB) em Araguaína.

A obra retrata histórias da região que possui identidade própria e fica compreendida entre Araguaína, Filadélfia, Babaçulândia, Nova Olinda e Palmeirante, por meio de narrativas personalizadas e humoradas.

Eu passei a morar na Barraria e me empolguei com o modo de viver, a autenticidade de ser e a disponibilidade das pessoas. É uma história rica, interessante, e tem um território muito grande, que ninguém consegue determinar onde começa e onde termina”, contou o autor durante o pré-lançamento da obra nessa quinta-feira (06).

Eu me atentei a essa história, o que é, como começou, como vive o povo, como que a cultura de lá movimenta aquela região, a maioria é parente. Podem esperar um valor histórico, a identidade daquele povo, uma referência daquela região e histórias divertidas daquela gente”, adiantou Alex Brito.

Alex é membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto) e também autor dos livros Cordel, de 1974, e das poesias em Madrigais, de 1979.

Reconhecimento

No pré-lançamento do livro, a enfermeira Lourrane Sousa, que também é sobrinha do autor, enfatizou que o livro resgata o costume que as pessoas tinham de conversar mais. 

Vejo o quanto ele se dedica, são as vivências dele. Nos dias de hoje as pessoas são tão superficiais nas relações, tira uma foto, mas não se aprofunda, e ninguém conversa. A gente tem que reconhecer pessoas de talento”, afirmou.

Membro da Acalanto, Francisco Concesso citou que o livro é um incentivo do autor a novos escritores. “Mais um livro da região e como exemplo, tem bastante incentivo e uma atitude de teimosia. Hoje as pessoas têm preguiça de ler e o livro é um resgate da Barraria, que tem uma história e conteúdo histórico fabuloso. Eu incentivei porque daqui a pouco será a única referência da região”, afirmou.

Conhecendo a Barraria

Quem também participou do pré-lançamento do livro foi a advogada, funcionária pública, escritora e poeta Rita Dayrã. Ela contou que sempre ouviu falar da região da Barraria, mas nunca visitou o local.

Espero encontrar no livro muitas histórias da Barraria, que é um local que eu não conheço e agora irei conhecer por meio do livro. É uma forma de você viajar, ir ao lugar mesmo sem nunca ter colocado os pés lá. Entender porque é uma região tão famosa por seus costumes”, completou.

(Thatiane Cunha)

Autor e a sobrinha Lourrane Sousa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.