Norte do Estado

Batalhão Ambiental captura cobra sucuri de quatro metros e faz alerta à população

A cobra sucuri capturada foi solta num brejo que fica às margens do Ribeirão da Mata.

Por Redação 2.001
Comentários (0)

22/09/2018 17h12 - Atualizado há 5 anos
Sucuri foi levada para área de proteção ambiental

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar realizou a captura de uma cobra sucuri de aproximadamente 4 metros na cidade de Axixá, norte do Estado, na tarde desta sexta-feira (22). O procedimento foi realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

A ocorrência foi atendida após solicitação de populares que disseram ter encontrado um suposto ninho de cobras em um bueiro, próximo a um brejo. Logo depois, moradores informaram que havia mais cobras, no entanto, não foram localizadas.

A cobra sucuri capturada foi solta em um brejo que fica às margens do Ribeirão da Mata, situado na reserva legal da Fazenda Montes Belos, município de Araguatins.

Dicas de segurança

O BPMA adverte que qualquer cidadão, após se deparar com um animal silvestre (uma cobra sucuri, por exemplo), jamais deve tentar capturá-lo, machucá-lo ou matá-lo. Primeiramente, deve afastar-se do animal a fim de evitar um possível ataque, característico de sua autodefesa.

Em seguida o cidadão deve ligar no 190 (Serviço de Emergência da Polícia Militar) ou no (63) 3218-2761 (telefone do BPMA), e será designada uma equipe da Polícia Militar Ambiental com profissionais qualificados, que fará a captura do animal com segurança.

Por fim, o BPMA adverte que quem matar espécime da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, comete o crime previsto no Art. 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), cuja pena é detenção, de seis meses a um ano, e multa. Além disso, quem Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, também comete crime previsto no Art. 32 da referida Lei, cuja pena é detenção, de três meses a um ano, e multa.

Batalhão Ambiental capturou o animal

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.