1º BPM

Pela 1ª vez, mulher assume comando do maior batalhão da Polícia Militar do Tocantins

Cargo era antes ocupado pelo tenente-coronel João Leyde de Souza.

Por Redação 1.903
Comentários (0)

26/03/2021 15h16 - Atualizado há 3 anos
Major Marlene

A major Marlene Alves Borges Machado assumiu o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, em Palmas, nesta quinta-feira (25) e se consagrou como a 1ª mulher a chefiar uma unidade da Capital.

Ela disse que a missão requer muita responsabilidade e se sente honrada por representar todas as mulheres da instituição.

Eu me sinto muito honrada em representar todas as mulheres da instituição. É uma situação de muita responsabilidade, ainda mais ao substituir um grande comandante que foi o que passou aqui pelo primeiro Batalhão. Espero contar com a equipe que está aqui, pois ninguém comanda sozinho, é toda uma equipe, desde soldado até o comandante da unidade que faz esse serviço”, ressaltou a major Marlene. 

Ser a primeira policial feminina no comando de um Batalhão com a grandeza do denominado Joaquim Teotônio Segurado simboliza a representatividade às demais mulheres da PMTO. “A minha expectativa é que as coisas continuem fluindo e que a gente consiga imprimir nosso ritmo e contribuir também com a instituição, acima de tudo, com toda a representatividade que isso simboliza”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silva Neto, acredita que a mudança demonstra o respeito que a instituição tem com suas policiais femininas que têm conquistado seu merecido espaço em todos os setores da sociedade.

"É mais uma prova da competência da mulher e da capacidade de construir uma carreira igualitária com os homens. Major Marlene, ao longo de sua carreira, demonstrou todas as virtudes de uma grande oficial e, com certeza, fará um grande comando à frente do 1º BPM", disse.

O cargo era antes ocupado pelo tenente-coronel João Leyde de Souza, que assume agora a PM/5 - Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. Ele esteve à frente do Batalhão desde o ano de 2019. 

Perfil da comandante do 1º BPM

A major Marlene Alves Borges Machado é graduada em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Formada na 14ª turma de soldado em Rondonópolis (PMMT) em 2003. Ingressou como aspirante da Polícia Militar do Tocantins no ano de 2008. É casada há mais de 20 anos e tem 4 filhos. 

Ela é graduada em direito pela Faculdade Cruzeiro do Sul, em 2020; formada em educação física, em 2020; pós-graduada na área de direito civil; em docência de ensino superior e em educação a distância.

Trabalhou na 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Arraias, na área administrativa e no comando de pelotões em 2008-2011. Na capital, em 2012, na segurança de dignitários; em 2013-2015 atuou como coordenadora de operações SIOP; em 2015-2017 trabalhou no Centro Integrado de Reabilitação e Readaptação; subcomandante da Academia Policial Militar Tiradentes (2018-2019); chefe de P2 e P3 do Comando de Policiamento da Capital - CPC (2020-2021).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.