Polícia orienta

Boatos sobre quadrilha que planeja sequestrar crianças espalham pânico no Tocantins

Disseminação é feita principalmente por meio do WhatsApp.

Por Redação 1.909
Comentários (0)

28/01/2021 16h40 - Atualizado há 3 anos
Sede da Secretaria de Segurança Pública

Com o objetivo de esclarecer e alertar a população de todo o Tocantins, em especial dos municípios do norte do Estado, a respeito de boatos que circulam pelas redes sociais sobre uma quadrilha proveniente do Maranhão que estaria planejando sequestrar crianças em municípios tocantinenses, a Polícia Civil do Tocantins informa que tais relatos são inverídicos.

Além disso, a polícia esclarece também que tais boatos, que têm sido largamente disseminados, principalmente por meio do aplicativo WhatsApp, acabam espalhando pânico, terror e medo na população, uma vez que, até a presente data, a PC-TO não tem conhecimento de qualquer tipo de crime de sequestro envolvendo crianças em municípios do norte do Estado, sobretudo aqueles que fazem divisa com o Maranhão.

Nesse sentido, a Polícia Civil faz um alerta a todos os cidadãos para que fiquem atentos e não espalhem relatos recebidos por meio de redes sociais de supostas tentativas de sequestros de crianças em cidades do norte do estado, uma vez que não há qualquer tipo de comprovação de que tais relatos são reais.

ALERTA DE CONSELHOS TUTELARES

Embora os Conselhos Tutelares de vários municípios da região tenham expedido recomendação sobre a possibilidade de ocorrência de tais crimes, a Polícia Civil do Tocantins recomenda cautela à população e, que, principalmente, não espalhe informações falsas no sentido de não alarmar e amedrontar ainda mais pais e responsáveis por crianças e adolescentes.  

VEJA TAMBÉM

ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA

No entanto, a PC-TO ressalta que, embora não exista nenhuma ocorrência de sequestro nos moldes das informações que circulam em grupos de aplicativo, é necessário que pais e responsáveis redobrem a atenção e os cuidados com seus filhos, sendo que qualquer fato que desperte suspeitas deve ser levado ao conhecimento da autoridade policial para que sejam iniciadas investigações pela Polícia Civil.

Como forma de melhor orientar e esclarecer a população sobre os fatos, o delegado-chefe da 3ª Divisão de Repressão ao Crime Organizado (3ª DEIC), de Araguaína, Fernando Rizério Jayme, cuja unidade policial também detém atribuições de investigação das tentativas e sequestros em toda a região e de investigações complexas, informa que as notícias acerca de possíveis ataques a crianças são inverídicas.

“Até o presente momento não houve nenhum acionamento ou registro de fatos dessa natureza. Iniciamos um monitoramento do assunto na cidade, até para descartar essa possibilidade”, disse o delegado.

PUNIÇÃO PARA QUEM ESPALHAR BOATOS 

O delegado ressalta também que a 3ª DEIC atua em regime de sobreaviso noturno, e que, portanto, a equipe de policiais da delegacia está a todo tempo acompanhando fatos criminosos relevantes e possibilidade de suas ocorrências, objetivando gerar tranquilidade social e frustrar ataques de crimes graves e de grande complexidade.

Apesar de não confirmar a ocorrência dos fatos que estão sendo propagados, o delegado Fernando Rizério pondera que pais e responsáveis devem permanecer atentos e vigilantes nos cuidados com as crianças. Ele lembrou também que a divulgação de notícias falsas de crimes com o intuito de amedrontar a população configura crime e pode ser punido, segundo o ordenamento jurídico brasileiro.

“Embora o fato em questão não encontre fulcro na verdade, isso não nos exime do cuidado que sempre devemos ter com nossas crianças, porém, a propagação de notícias falsas, manipuladas e alteradas também configura conduta criminosa e que poderá ser apurada em procedimento policial investigativo, pois o artigo 41 da LCP [Lei das Contravenções Penais] prevê punição para quem: ‘provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto: pena - prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis’”.

O delegado frisa que, “além de orientar a manutenção de sempre termos cautela e cuidado na vigilância de crianças, não há motivos para alarde e preocupação, e, caso venha a ocorrer no futuro, a 3ª DEIC e as demais Delegacias de Polícia Civil do Tocantins estarão atentas para prontamente intervir e resguardar a segurança e a integridade física e psicológica das crianças e de qualquer cidadão que possa ser vítima de alguma tentativa de crime”.

Por fim, a Polícia Civil do Tocantins recomenda a não divulgação de notícias sem comprovação de procedência para que a mesma não gere pânico entre as pessoas desnecessariamente.

Qualquer informação ou denúncia sobre o suposto sequestro de crianças podem ser passadas diretamente à DEIC, a qual fica localizada no Complexo de Delegacias Especializadas, na Avenida Marginal Neblina, na cidade de Araguaína, ou então diretamente na Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.