'Regularize'

Bombeiros montam força-tarefa para zerar fila de vistorias no comércio de Araguaína

Acredita-se que mais de 150 vistorias deverão ser executadas até sexta-feira.

Por Redação
Comentários (0)

27/01/2021 14h20 - Atualizado há 3 anos
Participam da força –tarefa bombeiros de Araguaína, Porto, Colinas e Palmas

Treze bombeiros militares participam de uma força-tarefa exclusiva para realizar as vistorias em edificações comerciais em Araguaína. Essa etapa, que é uma das mais importantes nos empreendimentos, estava se acumulando devido a suspensão temporária desse serviço em decorrência da pandemia.

A operação 'Regularize' pretende zerar a quantidade de pedidos junto ao comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Os trabalhos já tiveram início e vão até sexta-feira (29) perfazendo um período de cinco dias. Por se tratar de vistorias, as ações ocorrem em campo, com os bombeiros militares verificando itens nos projetos construtivos que visam garantir o cumprimento da lei contra incêndio e pânico nas edificações que precisam renovar ou obter a certificação no caso de empreendimentos novos.

Participam da força-tarefa cinco bombeiros militares de Araguaína, dois de Porto Nacional, um de Colinas e cinco de Palmas. A operação está sob a coordenação do tenente-coronel Thiago Franco Santana, diretor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar (Distec) e do major Clóvis Eduardo Fernandes Carneiro, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Ainda participa dos trabalhos o capitão Lázaro Nogueira, coordenador de Fiscalização e Vistorias do CBMTO.

Em geral, segundo o major Carneiro, os principais problemas verificados nas vistorias envolvem o sistema de hidrantes e as saídas de emergência, um conjunto fundamental para a fuga das pessoas, numa situação de risco, de forma segura e para que os bombeiros possam combater os incêndios diretamente com sistema da própria edificação, de forma ágil e mais rápida.

As vistorias são realizadas apenas em estabelecimentos comerciais e estão relacionadas, em sua grande maioria, à regularização de pequenas áreas. Mas esse trabalho também pode chegar aos projetos de até 750 metros quadrados, dentro dos itens que envolvem a adequação da segurança contra incêndio e pânico”, explicou o major Carneiro.

“O 2° Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins tem trabalhado para aumentar a quantidade de edificações regularizadas junto às normas de prevenção contra incêndio e pânico, sendo que o maior ganho destas ações será para a sociedade, que passará a frequentar locais mais seguros, além de otimizar o atendimento em caso de ocorrência nas mesmas”, completou Carneiro.

Nos últimos dias, o Batalhão solicitou que os interessados protocolassem seus pedidos para que a força-tarefa pudesse realizar a maior quantidade de vistorias possíveis. Acredita-se, com isso, que mais de 150 vistorias deverão ser executadas até sexta-feira.

Os trabalhos já tiveram início
Operação conta com 13 bombeiros
Operação foi batizada de 'Ragularize'

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.