Reconduzido ao cargo

Ministro da Educação acompanha posse do reitor da UFT no campus de Araguaína

Ele conduzirá os rumos da Universidade Federal do Tocantins por mais 4 anos.

Por Redação 637
Comentários (0)

27/09/2021 14h53 - Atualizado há 2 anos
Bovolato discursa durante cerimônia

O professor Luís Eduardo Bovolato foi oficialmente reconduzido ao cargo de reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para os próximos 4 anos durante solenidade realizada no campus de Araguaína na tarde deste último domingo (26).

A cerimônia foi bastante prestigiada e contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, além de outras autoridades, membros e representantes das comunidades acadêmica e local e pessoas próximas ao reitor. 

"A posse no campus de Araguaína tem um caráter simbólico muito forte para mim. Foi a cidade onde comecei minhas atividades profissionais no Tocantins, desde que cheguei ao Estado, em cinco de janeiro de 1989", relembrou Bovolato.

"Ser reconduzido ao cargo também marca o reconhecimento e confiança, pela comunidade acadêmica, do trabalho que vem sendo desenvolvido - primeiro, com a professora Ana Lúcia Medeiros e, agora, junto ao professor Marcelo Leineker, tendo a oportunidade de seguirmos à frente da reitoria por mais um período. É muito cristalino, para nós, o tamanho da responsabilidade que temos, não somente com as questões da UFT, mas, no momento, também com a transição da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). São novos tempos: temos de preparar a universidade para o cenário pós-pandêmico e seus desafios, que são muitos", destacou o reitor.

Luís Eduardo Bovolato foi reeleito para o cargo durante eleição virtual realizada pela comunidade acadêmica em junho deste ano, tendo como vice o professor Marcelo Leineker Costa. O decreto de recondução assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicado no Diário Oficial da União do dia (13). 

Apesar da eleição, quem escolhe os reitores das universidades federais é o presidente da República. Para isso, o Conselho Universitário (Consuni) da UFT enviou uma lista tríplice ao Ministério da Educação e o presidente Bolsonaro manteve a tradição, nomeando o mais votado entre os três nomes. Os outros dois eram Paulo Fernando de Melo Martins e Marli Terezinha Vieira.

Veja mais 

Cerimônia contou com presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.