Diversidade e inclusão

Curso de instalação hidráulica exclusivo para mulheres é promovido pela BRK e Senai

A aula inaugural ocorreu nesta segunda (9).

Por Redação
Comentários (0)

11/05/2022 15h10 - Atualizado há 1 ano
Integrantes do curso pousam para foto

Em busca de mais diversidade e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a BRK Ambiental, concessionária que cuida da água e do esgoto em 47 municípios do Tocantins, iniciou uma formação em instalação hidráulica exclusiva para o público feminino em Palmas neste mês de maio. A ação ocorre em parceria com o Senai. 

A aula inaugural ocorreu nesta segunda (9) e contou com a participação de representantes da BRK, uma oportunidade de conexão com as 28 mulheres participantes.  

O gerente de operações da BRK em Palmas, Dalton Bracarense, explica que o objetivo da companhia é oportunizar mais diversidade no mercado de trabalho. “Essa iniciativa é uma oportunidade de geração de renda e contribui com a empregabilidade, formação e crescimento profissional das mulheres. Além disso, contribui para que o mercado tenha mais mulheres em profissões e posições antes privilegiadas para os homens”, disse.

Nas atividades serão abordadas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e ambiental, materiais utilizados, tipos de tubulações e formas de executar as ligações de redes de água e esgoto.  

Marly Dourado, 38 anos, é uma das alunas do curso. Ela conta que já trabalhou como agente de saúde e diarista, e que a oportunidade de aprendizado veio em uma boa hora. “Eu vejo esse curso como uma oportunidade de crescer e de entrar para o mercado de trabalho. Muita gente costuma dizer que é coisa para homem, mas mesmo mulher eu sei, por exemplo, trocar uma torneira, desentupir um cano. Agora vou poder realizar estas atividades de forma profissional”, conta Marly. 

Outra mulher que também está empolgada com a oportunidade é Milena Damacena. Ela já foi confeiteira, revendedora de tapetes e já trabalhou como garçonete. “Mais aprendizado nunca é demais. Minha mãe me inspirou a entrar no curso, ela faz trabalhos como pedreira e até eletricista. Ela é motivo de orgulho para mim e me fez querer trabalhar com instalações hidráulicas”, explica Milena. 

Sandra Leal é Diretora de Engenharia e Operações no Tocantins e conta que a companhia possui o objetivo de ampliar o espaço da mulher nas operações. “Nós, mulheres, somos metade da população brasileira. Aqui, na BRK, trabalhamos para oferecer oportunidades iguais para todos, por meio de estratégias para ampliar as discussões e práticas sobre diversidade e inclusão. Uma dessas iniciativas é o Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras que, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, impulsionou e continua alavancando profissionais negras e pardas para ocupar cargos de liderança, apoiando a pluralidade da companhia”, afirmou.

A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está no comando da empresa desde 2017.

Curso ocorre em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.