Tocantins e Pará

BRK evita perda de 1 bilhão de litros de água, suficiente para abastecer Miracema por um ano

Volume também daria para suprir Augustinópolis e Formoso do Araguaia.

Por Redação
Comentários (0)

28/12/2022 09h19 - Atualizado há 1 ano
Programa de Redução de Perdas da BRK garante preservação de um bilhão de litros de água

Em 2022, o Programa de Redução de Perdas da BRK preservou um bilhão de litros de água ao minimizar as perdas no sistema de abastecimento no Tocantins e Pará.

O volume é equivalente a 400 piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos, cada. Em cálculos de abastecimento, o volume recuperado durante o ano seria suficiente para abastecer municípios como Augustinópolis, Miracema do Tocantins e Formoso do Araguaia , por, aproximadamente, um ano. A economia impacta diretamente o meio ambiente já que a água é um recurso natural renovável, porém finito.

O engenheiro da BRK, Paulo Cezar Assis, pontua que o Programa garante que a água seja preservada em sua logística de consumo, ou seja, durante a captação, tratamento e distribuição. 

“A população também pode adotar medidas para que haja uma gestão eficiente dentro da sua casa, adotando medidas para evitar vazamentos e desperdícios de água. O ideal é verificar rotineiramente as instalações internas e monitorar o consumo por meio do hidrômetro”, destacou.

A diretora de operações da BRK, Sandra Leal, explica que o Programa de Redução de Perdas foi implantado pela concessionária em 2017 com objetivo de desenvolver ações de controle de perdas no sistema de abastecimento de água. Para alcançar o resultado, a BRK empreendeu alta tecnologia, mão de obra qualificada e otimizou processos, o que permitiu uma redução do índice perdas na distribuição de 36% em 2017 para 31% em 2022. O Índice de Perdas da região Norte, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, é de 51,2 %, enquanto a média nacional é de 40,3%.

“Primamos pela melhoria contínua dos serviços por meio de soluções inovadoras que trazem resultados positivos para o meio ambiente e para sociedade. Esses números reforçam os nossos valores de garantir a excelência operacional ao levar o saneamento para além do básico, com qualidade e respeito ao meio ambiente”, pontuou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.