Possíveis maus-tratos

Cadáver de animal morto em cavalgada desaparece no Tocantins; Adapec investiga

A agência busca saber se o animal morreu por causa de maus-tratos ou se possuía alguma zoonose.

Por Redação 2.304
Comentários (0)

04/06/2019 15h44 - Atualizado há 4 anos
Animal morto durante a cavalgada

Após a grande repercussão sobre a morte de animais durante a cavalgada de Pium (TO), no último fim de semana, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) disse que não foi comunicada com antecedência sobre o evento e já está investigando o caso.

Um técnico da agência chegou a ir até o local onde um dos animais morreu, mas ele já havia sido retirado, restando apenas sangue no asfalto.

Em nota enviada ao AF Notícias, a Adapec disse que busca saber quem é o dono do animal e qual a destinação dada ao cadáver para averiguar posteriormente se houve maus-tratos ou alguma zoonose, categoria de doenças que também podem afetar o ser humano.   

Caso confirmado maus-tratos, a Adapec disse que o caso será encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Mas se for constatada alguma zoonose, a agência disse que tomará as providencias sanitárias cabíveis.

Questionada sobre quem são os responsáveis pela cavalgada, a Adapec indicou o Sindicato Rural de Pium, com apoio da prefeitura, que deveriam oferecer estrutura adequada para o bem estar animal.

A Adapec afirma que tem condições estruturais e de pessoal para fiscalizar os eventos pecuários cadastrados e legalizados. Já os eventos abertos, como cavalgadas e tropeadas se tornam um desafio pela abrangência de espaço e quantidade de animais envolvidos”, disse na nota.

No dia 24 de abril de 2019, ou seja, antes da cavalgada, a Adapec disse que emitiu orientações ao Sindicato Rural de Pium sobre a realização  de eventos fechados dentro da Exposição Agropecuária do município, mas não foi informada em nenhum momento sobre a organização da cavalgada.

A Adapec reafirma o compromisso com a segurança sanitária dos animais, com a prevenção, controle e combate a doenças sanitárias, visando impedir a disseminação da doença, protegendo assim, o rebanho de equídeo tocantinense”, afirmou. 

Maior cavalgada do mundo

O caso também causa preocupação porque vários municípios do Tocantins promovem esse tipo de evento nesta época do ano. Em Araguaína, por exemplo, a tradicional cavalgada está prevista para ocorrer no próximo domingo (09).

A cavalgada de Araguaína é considerada a maior do mundo, reúne milhares de pessoas e deve ocorrer debaixo de altas temperaturas que estão sendo registradas na cidade nos últimos dias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.