Deputado federal

Câmara aprova projeto de lei de Tiago Dimas que beneficia autistas de todo o Brasil

A proposta obriga o poder público a fomentar projetos de atenção à saúde e educação.

Por Redação 510
Comentários (0)

04/04/2019 11h25 - Atualizado há 5 anos
Deputado federal Tiago Dimas

Por unanimidade, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto do deputado federal Tiago Dimas (SD) que beneficia diretamente todos os autistas do país, em especial as crianças.

A proposta obriga o poder público, sob o comando da União, a fomentar projetos e programas de atenção à saúde e educação especializada para quem sofre com o transtorno.

Protocolado pelo deputado no dia 26 de março, o projeto teve apenas uma semana de tramitação antes de ser aprovado, algo incomum no Legislativo. A aprovação rápida coroa a semana de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Agora, a proposta de lei será apreciada no Senado.

O projeto insere dispositivo na lei n.º 12.764/2012 (que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e altera a lei n.° 13.257/2016 (Marco Legal da Primeira Infância).

Entre as mudanças, o governo federal passa a ter a incumbência de coordenar a Política Nacional de Proteção aos Autistas, inclusive exercendo função supletiva, mediante apoio técnico e financeiro aos Estados e municípios.

Já no Marco Legal da Primeira Infância, o deputado insere a expressão “inclusive com transtorno do espectro autista” no contingente de grupos beneficiados com a obrigatoriedade de serem atendidos por políticas públicas.

Na terça-feira, 2 de abril, Tiago Dimas havia conseguido aprovar em Plenário a tramitação em regime de urgência, que abriu caminho para que o projeto pudesse ser apreciado no mérito na sessão dessa quarta-feira (03), quando foi aprovado.  

Quero agradecer o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teve toda a sensibilidade e entendeu a importância de a matéria ser apreciada nesta semana”, ressaltou Tiago Dimas.

Em discurso em plenário para defender a proposta, o deputado de Araguaína, norte do Tocantins, ressaltou que a semana era muito especial para todos os autistas. “O autismo atinge milhões de pessoas, mas infelizmente elas não possuem um tratamento decente que atenda a importância que a causa tem”, ressaltou o parlamentar.

O deputado também agradeceu os consultores legislativos da Câmara, que ajudaram seu gabinete na elaboração do texto do projeto. “A votação e aprovação de matérias como essa, que vai beneficiar milhões de pessoas que tanto precisam, só mostram que o nosso trabalho vale a pena”, salientou Tiago Dimas. 

Araguaína

O deputado voltou a destacar o exemplo positivo da clínica-escola Mundo Autista, de Araguaína, que atende cerca de 300 autistas por mês com tratamento de saúde e educação, com atividades completas de recreação e inclusão.

A clínica-escola é bancada exclusivamente com recursos do município e apoio dos pais dos assistidos, sem, portanto, qualquer participação federal. “Exemplos como esses merecem ser investidos pelo governo federal para que lá possa ser ampliado o atendimento, assim como levá-los para outras regiões do país”, salientou o deputado.

Tiago Dimas ainda fez questão de salientar que o tratamento particular adequado para os autistas não é nada barato, nunca custando menos de R$ 4 mil por mês.

A nossa proposta se baseia no sucesso da experiência de Araguaína. Lá, nós fornecemos educação, atendimento médico, recreação a um contingente importante de pessoas que não teriam como pagar por esse tratamento, por esse tipo de atenção, que seria muito melhor se tivesse atenção e recursos do governo federal”, ressaltou o deputado.

Na próxima semana, ele já vai começar a articular com a bancada tocantinense no Senado para que a matéria também seja aprovada na casa o mais rápido possível.

Números

O Brasil não conta com números oficias de casos de autismo. As entidades que atuam na defesa da causa trabalham com estimativas diferentes, que variam entre 1,3 milhão a 3 milhões de pessoas.

Há levantamentos no mundo que indicam que a cada 59 nascimentos, um é de um bebê autista.

Leia o projeto na íntegra aqui

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.