Tocantins

Cerca de 660 pessoas iniciaram tratamento contra o câncer no HGP em 2023, maioria de mama

São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

Por Redação
Comentários (0)

27/11/2023 14h57 - Atualizado há 4 meses
O câncer de próstata é o mais comum em homens acima de 60 anos

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado todo dia 27 de novembro, tem o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, e principalmente, sobre a sua prevenção.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos e tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Cerca de 1.400 pacientes fazem acompanhamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Hospital Geral de Palmas (HGP). Outra unidade de atendimento está localizada no Hospital Regional de Araguaína.  

A UNACON é responsável por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos e conta com 30 leitos de quimioterapia, sendo 20 unidades para adultos e dez infantis. 

Segundo a supervisora do Ambulatório de Especialidades do HGP, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, de janeiro a outubro de 2023, foram cerca de 660 pacientes que iniciaram o tratamento de câncer na unidade. “Desses 660 pacientes, o câncer de maior incidência foi o de neoplasia de mama, totalizando 183 novos casos; em segundo lugar, o câncer de próstata”, disse.

Para o médico oncologista Lucas Guglielmi, a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. “O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva, isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. Já o objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais”, afirmou.

O médico ainda explica que o câncer não tem uma causa única. “Há diversas causas externas, presentes no meio ambiente e internas, a exemplo dos hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. Os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer, por isso a importância de manter hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o excesso de bebida alcoólica, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, manter uma alimentação balanceada, fazer uso de protetor solar, uso de preservativo, vacinação e fazer exames preventivos de rotina”, frisou.

Marcelo Borges Neves, de 56 anos, faz acompanhamento do câncer de próstata no HGP há cerca de um ano. “Eu não tive sintomas, descobri a doença nos exames de rotina e logo comecei a fazer o tratamento, graças a Deus descobri no início e estou respondendo bem ao tratamento”, afirmou.

Jaci Gomes Barros, de 64 anos, descobriu o câncer de ovário em 2020 e faz acompanhamento no HGP desde então. “Descobri o câncer após sentir dores na barriga e fazer exames de rotina. Durante o tratamento, precisei retirar o útero e fazer quimioterapia, e hoje faço acompanhamento de 4 em 4 meses no HGP, mas, graças a Deus, estou bem”, contou.

Dados

Segundo dados divulgados recentemente do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada nesta quarta-feira (23) na sede do INCA, no Rio de Janeiro, como parte da celebração do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.