Almas

Capital do Ouro no Tocantins completa 63 anos, mas história começou ainda em 1734

Mineradora está se instalando na cidade e vai gerar muitos empregos.

Por Redação 5.709
Comentários (0)

13/11/2021 12h12 - Atualizado há 2 anos
Cidade de Almas, a capital do ouro no Tocantins

A cidade tocantinense que desde 1734 tem sua história na exploração do ouro completará 63 anos de emancipação política neste domingo, 14 de novembro, e se torna protagonista na atividade mineral com a chegada da empresa canadense Aura Minerals, que deve iniciar em breve a exploração industrial de ouro no município.

A prefeitura preparou uma programação especial para comemorar o aniversário e a boa fase de retomada econômica da cidade. 

As comemorações tiveram início na tarde dessa sexta-feira (12), na Praça São Miguel, com a Feira Gastronômica e Cultural, realizada em parceria com o Sebrae, objetivando fomentar o empreendedorismo local. 

"Parabéns, Almas. Tenho orgulho de ser filho desta Terra e de ser seu gestor. Deus me confiou uma missão e junto com meu vice-prefeito Neri e a Câmara de Vereadores, estamos trabalhando para oferecer desenvolvimento e qualidade de vida para cada almense. Que venha muitos anos de progresso e desenvolvimento", disse o prefeito, Wagner Nepomuceno, o Vaguinho, durante discurso ao lado das demais autoridades.

A Feira contou com desfile Cívico do CEMEI Gesuita Barbosa Pacini e apresentações culturais das demais escolas municipais, apresentações de artistas locais e participação do cantor regional Jhones Rodrigues, apresentação da banda municipal Rafael Silva Barbosa, que emocionou o público com interpretação de canções populares. 

A programação segue neste sábado (13) com parque de diversões para as crianças e trenzinho da alegria na Praça Salviano Barbosa, além de diversas competições esportivas e apresentação com personagens de Robótica a partir das 17h também na Praça Salviano Barbosa. 

Neste domingo, 14 de novembro, haverá programação esportiva e mais brincadeiras para as crianças com Trenzinho da Alegria, inauguração da Academia de Saúde, revitalização da Praça Salviano Barbosa e entrega de mais um veículo zero quilômetro para a comunidade. 

Também no domingo, a partir das 19h30, acontece um culto em ação de graças ao aniversário da cidade na Praça São Miguel.

HISTÓRIA

Município de Almas foi descoberto por Manoel Ferraz de Araújo no dia 29 de setembro de 1734, e o inicio de sua primeira povoação provém de milhares de escravos trazidos e sob o comando do bandeirante português Bernardo Homem, isso quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.

O Bandeirante Bernardo Homem usou seus escravos nas pesquisas que resultaram nas descobertas das minas de “ouro” em muitos locais do município de Almas, aqui ele e seus escravos mantiveram anos a fio nos trabalhos de garimpagem, em virtude do grande sucesso nesta peregrinação, registrada com a extração do ouro altamente surpreendente, escolheram esta localidade, que caracterizou o útero de onde nasceu o nome de “Arraial São Miguel de Almas”.

Uma das provas deste passado são as escavações nos arredores da cidade e no município e a construção do velho templo católico pelos escravos em honra a São Miguel, exaltaram a sua imagem e a colocaram sobre o imponente altar a fim de ser venerada e adorada como nosso padroeiro.

O nome São Miguel de Almas tem a sua origem lendária de que São Miguel é o pesador dos pecados das almas quando das chegadas destas à porta do céu, e que só depois de passarem por este crivo, têm ou não a permissão de sua entrada no “Paraíso”.

Com o evento da independência do Brasil, o português Bernardo Homem e seus escravos garimpeiros foram obrigados a abandonar as minas de ouro do Arraial São Miguel de Almas e regressarem por ordem da Corte de Portugal, conduzindo somas altíssimas de arrouba de ouro, e este ouro que deveria nos pertencer foi todo arrebatado pelo Império Britânico, tal fato ocorreu através de inventos industriais pesados e vendidos aos portugueses. Isso devido ao atraso deste.

Com o passar dos tempos, surgiu a primeira mudança, o esquecimento foi dominando, passando a se chamar São Miguel de Almas e, com o desenrolar da historia, desprezaram o nome São Miguel, e tanto que, com a criação do Distrito subordinado a Natividade, ficou absorvido o nome de São Miguel, legalmente e juridicamente ficando conservado apenas o nome de Almas e o nome de São Miguel foi escolhido como nosso santo padroeiro. Ainda quando Distrito, outro fato marcante da historia foi caracterizado com a descoberta das jazidas de Diamante nas margens do ribeirão Gameleira, entre este e o córrego Recantilhado, onde aglomerou presumidamente uns três mil garimpeiros por vários anos, não só do município de Almas, como também vindo de vários Estados da Federação à procura deste mineral precioso nº. 1, registrando o sucesso de muitos garimpeiros.

Quando a liberdade abriu suas asas sobre nós, com o evento ocorrido em 14 de novembro de 1958, caracterizado pela emancipação do município de Almas e em 01 de janeiro de 1959 a instalação do mesmo, teve como seu primeiro Prefeito nomeado para um período transitório, o Sr. Manoel Nepomuceno Lopes, conhecido por (Nezinho).

Até 1988, as Câmaras eram compostas de apenas 07 vereadores, porém, com a nova Constituição Federal sancionada em 05 de outubro de 1988, as Câmaras Municipais dos menores municípios passaram a ser compostas de 09 vereadores.

O Município de Almas, na sua história, teve o Ouro como o ponto de partida da sua economia, seguida pela pecuária que sempre foi o potencial, em segundo lugar a agricultura. De dez anos para cá, a lavoura mecanizada ganhou um galopante espaço muito além a manual do velho costume, constituindo um considerável reflexo de progresso, mas com a desastrosa política agrícola e juros altíssimos adotada pelos governos de presidentes anteriores aos atuais as lavouras foram por água abaixo.

Há poucos anos foi implantado o Projeto da Vale do Rio Doce, que ficou em nosso município até o ano 2000, com esse projeto a cidade acelerou sua economia com dinheiro correndo solto no comércio local, quando o Vale deixou o município, o mesmo entrou novamente em crise, vindo a recuperar com a chegada do Projeto Tamborá, que construiu um frigorífico e está importando para outros estados e ainda gerou empregos aqui em nosso município, o que contribuiu para a chegada desse projeto foi o asfaltamento da-TO 040 construída na gestão do ex-governador José Wilson Siqueira Campos no seu segundo mandato, fazendo a ligação da Belém-Brasília, passando por Almas ligando ao estado da Bahia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.