Referência

Cerca de 70 mil crianças nasceram no Hospital Dom Orione na última década, em Araguaína

Hospital faz parte da Rede Cegonha, programa do SUS.

Por Redação
Comentários (0)

22/11/2023 14h54 - Atualizado há 5 meses
Mais de 90% dos partos realizados pelo Hospital Dom Orione são para pacientes SUS

O Hospital Dom Orione, maior instituição filantrópica de saúde do Tocantins e a principal maternidade da região Norte do Estado, é membro integrante da Rede Cegonha. O programa do Sistema Único de Saúde (SUS) consiste numa rede de cuidados que visa promover melhorias constantes na atenção à saúde materno-infantil. Nos últimos 10 anos, já nasceram cerca de 70 mil crianças no Dom Orione, número superior à população da maioria dos municípios do Tocantins. 

A Rede Cegonha envolve uma série de instituições e serviços de saúde que atuam de forma integrada para promover a atenção à saúde materno-infantil no Brasil. Essas instituições incluem principalmente as Unidades Básicas de Saúde e as maternidades de referência. Situado em Araguaína (TO), o Hospital Dom Orione é referência em Obstetrícia e Neonatologia para toda a região, num raio de 300 km, envolvendo o Norte do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão. 

Ao longo dos anos, o Hospital Dom Orione vem somando números expressivos que contribuem significativamente para a qualidade da saúde pública. No período de janeiro de 2013 a outubro 2023, a instituição realizou cerca de 70.000 partos, sendo 90% para pacientes SUS. Este número presenta 30% dos partos realizados em todo o Tocantins, ou seja, a cada 1.000 crianças nascidas no Estado, 300 nasceram no Dom Orione. 

Outro ponto de destaque é a taxa de mortalidade neonatal, que envolve as crianças menores de 28 dias. No Brasil, a taxa é de 8,8 óbitos para cada mil nascidos, já no Tocantins o número chega a 10,1, enquanto que no Hospital Dom Orione a taxa de mortalidade é de 8,6, menor que a taxa nacional.

“São números que mostram o resultado de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos com muita seriedade e com empenho de muitos profissionais que dedicam seus dons para promover a vida”, destacou o diretor presidente, Padre Bruno Rodrigues. 

Além da Obstetrícia e Neonatologia, o Dom Orione disponibiliza outros serviços para a Rede Cegonha, como o Pré-Natal de Alto Risco, o Banco de Leite Humano e a Casa da Gestante Bebê e Puérpera “Mãe da Divina Providência”. Esta última é uma casa de acolhimento para que as mães vindas de outros municípios fiquem bem acomodas e assistidas, enquanto acompanham seus bebês internados no hospital. Desde sua inauguração, em agosto de 2017, já foram mais de 3.000 pessoas acolhidas. 

Filantropia

O Hospital Dom Orione faz parte da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Ao todo, são 1.802 instituições presentes no Brasil que desempenham um papel fundamental para a saúde em todo o país. Juntas, atendem mais de 60% da demanda de média e alta complexidade do SUS e representam 90% das maternidades que atendem pelo convênio do Ministério da Saúde. 

Maior instituição filantrópica de saúde do Tocantins, o Hospital Dom Orione destina mais de 60% de seus atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as especialidades atendidas pelo SUS, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e as Cirurgias Cardíacas, Neurológicas e Urológicas.

Taxa de mortalidade neonatal do Hospital Dom Orione está abaixo da taxa nacional

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.