Comida

Chambari do Pedrinho faz sucesso em festival: 'o diferencial do meu prato é o amor e a autoestima'

Chambari é o prato mais famoso da culinária tocantinense.

Por Redação
Comentários (0)

16/09/2022 15h01 - Atualizado há 1 ano
Festival do chambari em Paraíso do Tocantins

Casa cheia e muita comida gostosa marcaram a abertura do V Festival do Chambari de Paraíso do Tocantins, nesta quinta-feira (15). Milhares de pessoas estiveram presentes no Parque das Águas para apreciar as inúmeras variações do prato mais famoso do Tocantins. O festival segue até sábado (17).

O comerciante Pedro Bandeira Nunes, conhecido pelo Chambari do Pedrinho, cumpriu a meta que ele mesmo estabeleceu para seu negócio na noite desta quinta-feira: vender 200 pratinhos com arroz e chambari. Até o final do evento o objetivo dele é vender 600 e faturar em torno de R$ 10 mil. "Neste ano a edição está melhor, o espaço está melhor e está todo mundo feliz, doido para festejar e gastar dinheiro. O diferencial do meu prato é o amor e a autoestima”, garante.

Jarbas Meurer, diretor do Sebrae, destacou a importância da parceria da instituição com a Prefeitura de Paraíso para o fomento ao empreendedorismo e economia da cidade. Durante seu discurso, ele ainda parabenizou os expositores e o festival. “O Sebrae está aberto para novos projetos que possam ser desenvolvidos em Paraíso e com certeza ainda veremos muitas coisas boas aqui”.

Para Sirlene Martins, gerente do Sebrae em Paraíso, a festividade caiu no gosto dos moradores e dos visitantes e a cada ano vem se concretizando na rota turística gastronômica do estado.

“Este ano temos mais de 20 pequenos negócios comercializando pratos personalizados que com certeza irão marcar a edição. Além disso, o evento vem para aquecer a economia local e fortalecer o município como uma cidade empreendedora”, afirmou a gerente, acrescentando que, além dos empreendimentos do ramo gastronômico, os hotéis, o transporte e comércio também serão impactados positivamente com o evento.

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celson Moraes, durante seu discurso na abertura do evento, frisou que o primeiro dia do festival já veio para mostrar a potência econômica dos microempreendimentos instalados no município. “Quero falar da minha alegria de ter desenhado junto ao Sebrae, ainda em 2018, esse projeto. Para nós é um grande orgulho dividir essa iniciativa com vocês”, comemorou.

Inovação

A V edição do Festival do Chambari também chamou a atenção do público pelo cardápio inovador a partir da iguaria. Ana Rosa Coelho e Ilsadete Barbosa de Sousa criaram um pastel à base da carne de sol, frango, e claro, o chambari. Todos os ingredientes estão compostos junto à massa de pastel de feira, que também leva purê de mandioca. “Criamos o prato e usamos a família como cobaia, deu certo e estamos pelo terceiro ano expondo o pastel, que custa R$ 10,00. A primeira noite foi sucesso total, muitas vendas, graças a Deus”, comemora. 

(Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Festival segue até este sábado, dia 17

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.