Aposentadoria

Chefe do Ministério Público do Tocantins se aposenta após 44 anos; Maria Cotinha assume cargo

Ele aproveitou para prestar contas sobre o trabalho desenvolvido na atual gestão.

Por Redação 658
Comentários (0)

18/12/2019 18h00 - Atualizado há 4 anos
Vários membros e servidores do MPTO se aposentaram

O procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, assinou seu termo de aposentadoria nesta quarta-feira, 18, encerrando um ciclo de 44 anos de serviços prestados ao Ministério Público, sendo 30 no Estado do Tocantins e 14 no Goiás. Com sua saída, a subprocuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra Pereira, assumirá a gestão do MPTO para mandato complementar de um ano.

José Omar despediu-se dizendo-se honrado pela oportunidade vivenciada no Ministério Público do Tocantins, que ele viu surgir e se consolidar.

“Despeço-me aqui, em um cenário inverso daquele que encontrei 30 anos atrás: neste prédio imponente, diante de uma instituição bem equipada e plenamente integrada às novas tecnologias. Esta larga evolução que presenciei, em período histórico tão curto, confirma que as nossas lutas diárias valeram a pena”, frisou ele, que foi procurador-geral de Justiça por quatro mandatos, ouvidor e também ocupou coordenações e chefias.

O chefe do Ministério Público aproveitou para prestar contas sobre o trabalho desenvolvido na atual gestão, destacando a reforma de 35 das 41 sedes de promotorias de Justiça, a construção do anexo da Procuradoria-Geral de Justiça, a construção de duas sedes próprias de promotoria (Araguatins e Colméia) e a inovação que foi instituída com a locação de sedes construídas sob medida para as atividades ministeriais. Nestes moldes, já foram concluídas obras em Formoso do Araguaia e Novo Acordo e estão em fase avançada as construções em Araguaçu, Araguacema e Filadélfia. Na Comarca de Palmeirópolis, as obras estão planejadas.

Ele também frisou o esforço que possibilitou enquadrar os gastos do MPTO aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, a renovação da frota com a aquisição de 19 veículos e o investimento de R$ 8 milhões em tecnologia da informação.

“Digo isso para mostrar que os recursos orçamentários destinados ao Ministério Público foram gastos, prioritariamente, em investimentos voltados ao aprimoramento dos nossos serviços. No fim, o que visamos foi acolher o cidadão e prestar-lhe um atendimento de excelência, à altura da sua necessidade e das suas expectativas”, avaliou José Omar.

Sucessora

Maria Cotinha Bezerra Pereira será empossada formalmente no cargo de procuradora-geral de Justiça nesta quinta-feira, 19, às 9h, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Ao se despedir de José Omar, ela enalteceu sua experiência e sua dedicação ao Ministério Público. “O senhor parte, mas sua contribuição permanecerá. É histórica”, considerou.

Sobre a gestão do seu mandato complementar, ela destacou que pretende promover uma administração participativa, pautada pela efetividade, estreitando laços com os poderes e a sociedade.

Despedidas

Na mesma solenidade, também assinaram os termos de aposentadoria os promotores de Justiça Francisco Rodrigues de Souza Filho e Zenaide Aparecida da Silva e os servidores Direne Aguiar dos Santos, Francisco das Chagas dos Santos e Maria Geraldina Vieira.

Presenças

A solenidade desta quarta-feira foi prestigiada por um grande número de autoridades, incluindo o governador Mauro Carlesse; o presidente do Tribunal de Justiça, Helvécio de Brito Maia Neto; o defensor público geral, Fábio Monteiro dos Santos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Eurípedes Lamounier; o presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade de Aguiar; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Zailon Miranda Labre; o procurador-geral do Estado, Nivair Vieira Borges; as deputadas Valderez Castelo Branco e Luana Ribeiro; os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e os secretários estaduais da Administração; Comunicação; Casa Civil; Cidadania e Justiça; Trabalho e Desenvolvimento Social; Fazenda e Planejamento; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Casa Militar.

(Ascom MPE)

Solenidade realizada no MPTO
Promotores de Justiça também se aposentaram

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.