Tocantins

Chefe do MPTO concorda com lockdown e requisição das UTI's de hospitais particulares

O estado já tem mais de mil casos da doença e 26 mortes.

Por AF Notícias 806
Comentários (0)

15/05/2020 20h02 - Atualizado há 3 anos
Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins

A procuradora-geral de Justiça do Tocantins, Maria Cotinha Bezerra Pereira, avaliou como adequada a decisão do Governo do Estado de decretar o bloqueio total (lockdown) em mais de 30 cidades que têm, proporcionalmente, a maior incidência de Covid-19 no Tocantins.

A Chefe do MPTO destacou que a competência para a adoção das medidas de contenção da Covid-19 é do Poder Executivo, conforme regra constitucional. Portanto, a medida é adequada, considerando-se a situação dos municípios, as orientações das autoridades sanitárias e a possibilidade de colapso da rede pública de saúde.

A manifestação foi feita durante videoreunião do Comitê de Crise realizada nesta sexta-feira (15). A Procuradora-Geral também defendeu a requisição administrativa dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais particulares que se encontrarem desocupados no Estado.

A requisição dos leitos privados de UTI's já havia sido proposta pelos promotores de Justiça que atuam na área da saúde em Palmas, sendo levada agora para discussão no comitê.

A procuradora-geral apontou ainda a necessidade de instalação de leitos de UTI no Hospital Regional de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, cuja unidade hospitalar é referência para 24 cidades do entorno, mas não possui atualmente nenhum leito de UTI.

A chefe do Ministério Público do Tocantins (MPTO) também pontuou sobre a possibilidade de regulação de testes rápidos para Covid-19 disponíveis em farmácias e alertou para a necessidade de cumprimento, em nível estadual, da Portaria nº 473 do Ministério da Educação (MEC), que prorrogou a suspensão das aulas presenciais para 15 de junho. Com a portaria, o MEC autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante este período.

ASSUNTOS mpto uti coronavírus

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.