Lei derrubada

Cobrança de 80% da tarifa de esgoto será retroativa a fevereiro em Palmas, informa BRK

O pleno do TJ derrubou a lei que reduzia a tarifa cobrada pela empresa.

Por Redação 1.266
Comentários (0)

07/07/2020 16h33 - Atualizado há 3 anos
Tarifa de esgoto volta ao patamar de 80% em Palmas

A concessionária BRK Ambiental vai retomar a cobrança integral da tarifa de coleta e tratamento de esgoto em Palmas, a partir deste mês de julho. O percentual volta aos 80% sobre o consumo de água.

O pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) concedeu uma liminar, por unanimidade, suspendendo os efeitos da Lei Municipal 2.540/2020, que limitava a cobrança de esgoto a 40% para clientes residenciais e 50% aos clientes comerciais. A decisão foi publicada no último dia 2 de julho.

A ação no TJTO foi movida pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, na qual pede que a lei municipal seja declarada inconstitucional.

Com a liminar, a BRK também fará a cobrança retroativa desde o mês de fevereiro, período em que a lei esteve em vigência.

"A empresa ainda avalia quando essa cobrança será iniciada e informa que todos os clientes serão avisados com antecedência. A diferença entre os meses de fevereiro e junho será parcelada para minimizar o impacto no valor final das faturas mensais", diz uma nota divulgada pela BRK.

A lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Palmas mediante projeto apresentado pelo vereador Moisemar Marinho (PDT). Contudo, os desembargadores entenderam que houve o chamado "vício de iniciativa", pois a proposta deveria partir da Chefe do Poder Executivo, ou seja, da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

OUTROS CASOS

Em 2017, o TJ também suspendeu a Lei Estadual 3.262/2017, que reduzia de 80% para 50% a tarifa de esgoto cobrada pela BRK Ambiental em todos os municípios tocantinenses. Uma lei semelhante também foi aprovada pela Câmara de Araguaína, mas derrubada no TJTO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.