Tocantins

Com novas perspectivas na pecuária, feira mostra alto padrão genético de animais no estado

PecShow termina neste sábado, em Palmas.

Por Joselita Matos
Comentários (0)

30/10/2021 08h54 - Atualizado há 2 anos
Melhoria genética e transferência de tecnologia são focos da feira.

A PecShow 2021 – Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente eleva os ânimos de crescimento na pecuária dos  expositores e produtores  em novas perspectivas para negociações no segmento pecuarista.  A feira iniciada na última quinta-feira, 28, encerra-se neste sábado, 30, no Parque Agrotecnológico de Palmas.

Este ano, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira sediou a Vitrine PecShow, organizado pelo Vitrine Pecuária, sendo comercializados presencialmente gado P.O. de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo foram mais de mil animais.

Contou também com a exposição de mais de 180 animais, entre os bovinos das raças Nelore, Senepol, Bosmara, nos ovinos Santa Inês e Dorper, veículos, tratores, implementos agrícolas e insumos; além de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas e palestras voltadas para o fortalecimento da pecuária tocantinense.

MELHORIA GENÉTICA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Em sua terceira edição, a PecShow é voltada para o segmento pecuarista e visa fomentar a qualidade do rebanho através da melhoria genética e da transferência de tecnologia no Tocantins. Na feira participam expositores, técnicos, acadêmicos e pecuaristas do Estado.

Leandro Ramos, gerente da propriedade São Geraldo, município de Chapada de Areia, é um dos que projeta a pecuária tocantinense para novas negociações futuras. “E a Pecshow é uma vitrine que promove esse incentivo e crescimento pecuarista. Tivemos um fluxo grande de produtores interessados em comprar animais de alto padrão genético. O importante é que pudemos mostrar nossos animais e, isso, futuramente gerar negociações”, projetou.

O médico veterinário, Gabriel Sabino, da empresa Taura Pecuária do município de Dianopólis, sudeste do Estado, explica que a feira traz boas negociações. A empresa fornece ao mercado pecuarista sêmen de animais altamente genéticos, utilizando a tecnologia da Inseminação Artificial por Tempo Fixo  (IATF). “Aqui é o local certo para expor nossos produtos, tecnologias e conhecimento e, ao mesmo tempo, mostrar nosso trabalho”, enfatizou.

ENCERRAMENTO

Neste sábado, 30, a feira encerra as atividades com encontro sobre Cooperativismo e Associativismo; rodada de conversas focada no tema:  Desafios, Oportunidades e Modelos de Produção de Suínos, além da apresentação dos aspectos morfológicos dos animais e suas avaliações genéticas.

A Pecshow é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.