Troca de comando

Comandante-geral dos bombeiros é exonerado de forma inesperada; coronel Ornelas assume

Coronel Carlos Eduardo Farias estava no cargo há dois ano.

Por Redação 9.647
Comentários (0)

01/11/2023 07h36 - Atualizado há 5 meses
Coronel Ornelas é nomeado como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

O coronel Carlos Eduardo de Souza Farias foi exonerado, de forma inesperada, do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Ele ocupava o cargo desde outubro de 2021. O ato foi publicado nesta terça-feira (31/10)

Para o lugar dele, o governador Wanderlei Barbosa nomeou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, que vinha exercendo a função de chefe do Estado-Maior dos Bombeiros.

"O coronel Ornelas, oficial de grande competência, agora lidera os bravos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, trazendo consigo toda sua  dedicação e comprometimento com o serviço público”, afirmou Wanderlei Barbosa, que também agradeceu ao ex-comadante. "Agradeço ao coronel Farias por sua dedicação e trabalho árduo à frente do Corpo de Bombeiros. Seu compromisso com a segurança pública de nosso Estado é notável e desejamos a ele sucesso em seus futuros desafios", declarou.

Segundo fontes, a tropa está curiosa com a inexplicável exoneração do coronel Carlos Eduardo. Conforme o ato, a saída não ocorreu "a pedido".

Coronel Ornelas

O coronel Peterson Queiroz de Ornelas já desempenhava a função de gestor no Corpo de Bombeiros do Tocantins, como subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior. É graduado em Engenharia de Incêndio e Pânico; pós-graduado em Defesa Social e Cidadania; bem como Políticas Estratégias - ADESG/UFT - 2012. Já esteve à frente como comandante de Pelotão de Bombeiros Militar; da 1ª Companhia de Bombeiros Militar; do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e da Escola de Formação de Bombeiros Militar, em Palmas.

Foi instrutor da Academia da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), já atuou como diretor de serviços técnicos do CBMTO; como chefe e subchefe do Estado-Maior, como corregedor do CBMTO e, também, como diretor de ensino da corporação. Presidiu o Instituto Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil nos anos de 2015, 2016 e 2017; também foi superintendente de Defesa Civil estadual; coordenador de segurança contra incêndios das unidades de conservação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.