Descaso

Mulher aguarda cirurgia neurológica há quase três meses no HRA e família clama por ajuda

Segundo a denúncia, só neste mês de maio a cirurgia foi desmarcada três vezes.

Por Márcia Costa 1.096
Comentários (0)

21/05/2020 15h20 - Atualizado há 3 anos
Hospital Regional de Araguaína

Uma mulher de 50 anos está internada há quase três meses no Hospital Regional de Araguaína à espera de uma cirurgia neurológica que deveria ter sido realizada com urgência. A paciente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

A comerciante Francisca Nunes Lima mora no setor Raizal, onde tem um pequeno bar, e foi internada às pressas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor Araguaína Sul no dia 07 de março, após sentir uma forte dor de cabeça e cair no banheiro enquanto tomava banho.

"Depois que foi pra UPA, com mais de 24h, encaminharam ela para o HRA e foram feitos exames que mostraram a necessidade de fazer a cirurgia com urgência por causa de um aneurisma", contou Herbert Antonio, companheiro da paciente.

Segundo a denúncia, a cirurgia da comerciante já foi marcada e desmarcada diversas vezes, seja por falta de leitos ou de material na sala cirúrgica. Só neste mês de maio foram três vezes.

Com o passar dos dias, a comerciante está ficando com a saúde ainda mais fragilizada e já sente outros problemas por passar o dia inteiro acamada.

"A saúde da Francisca tem ficado mais comprometida. A cirurgia foi desmarcada nos dias 09, 18 e 20 de maio. Ela precisa dessa cirurgia com urgência e toda vez tem uma desculpa. Ninguém vem ao certo conversar com nós, queremos apenas que resolva a situação", clamou o companheiro.

Por causa da pandemia de coronavírus, a família teme ainda que a paciente venha a ser infectada pelo vírus dentro do hospital. “Sabemos que dentro do Hospital é um ambiente altamente contagioso e estamos com muito medo”, finalizou Helbert.

O QUE DIZ A SECRETARIA DA SAÚDE

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que a paciente encontra-se no Hospital Regional de Araguaína (HRA) aguardando a cirurgia neurológica.

A Secretaria disse que o equipamento necessário para a realização do procedimento encontra-se em manutenção corretiva e o HRA já trabalha para a transferência da paciente para o Hospital Geral de Palmas (HGP), para agilizar o atendimento.

A reportagem vai continuar acompanhando o caso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.