Risco de acidentes

Comissão de pais denuncia situação precária e superlotação do novo Colégio Militar de Araguaína

A comissão de pais enviará ofício ao Ministério Público relatando os graves problemas.

Por Márcia Costa 4.564
Comentários (0)

15/02/2020 09h15 - Atualizado há 4 anos
Novo Colégio Militar funciona no prédio do CAIC

Poucos dias após o início das aulas no novo Colégio Militar de Araguaína, que funciona no prédio do Caic Jorge Humberto Camargo, pais dos estudantes já se preocupam com a estrutura física precária do local e a superlotação das salas de aula.

Diante dos problemas, os pais formaram uma comissão e decidiram enviar ofício ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) relatando que o prédio não passa por reforma há vários anos e, por isso, os banheiros estão sem condições de uso, várias lâmpadas quebradas, portas sem maçanetas, cadeiras deterioradas e salas sem ventiladores ou ar condicionados. O documento contém várias fotos em anexo.

O colégio oferta ensino em tempo integral e a quantidade de alunos mais que dobrou com o início das atividades do Colégio Militar. Hoje são mais de 600 alunos do ensino fundamental, entre 10 e 15 anos de idade.

Ocorre que o refeitório tem a capacidade de atender no máximo 150 estudantes por vez. Com isso, os professores precisam dividir os alunos em três ou quatro grupos para o almoço que tem duração de apenas 01h20, ocasionando transtornos.

Também não há pratos, talheres, material de expediente, bebedouros suficientes para atender a demanda, segundo relato dos pais.

VISTORIA CONDENOU LOCAL

Em julho de 2019, o CAIC passou por uma vistoria e o engenheiro elétrico condenou as instalações e encaminhou à Seduc um relatório recomendando intervenções imediatas, porém nada foi feito.

A vistoria constatou fios energizados expostos nas paredes e no teto das salas, gerando riscos de acidentes graves e até tragédias. Os quadros de distribuição tinham sinais claros de incêndios e o sistema de combate em incêndio não funcionava.

"Nós (pais) estamos preocupados com a segurança e a saúde de nossos filhos, uma vez que o prédio não apresenta as mínimas condições de segurança, bem como não apresenta um ambiente saudável aos alunos porque não tem o básico tornando, dessa forma, o local totalmente insalubre”, disse a comissão dos pais.

"Portanto, solicitamos a intervenção do Ministério Público Estadual junto à Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), para que esta tome as medidas cabíveis, urgentemente, visto que a segurança de nossos filhos está em risco", conclui o ofício.

O QUE DIZ A SEDUC

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou, em nota, que já está disponível, na conta da escola, R$ 100 mil para reparos e pintura do prédio. A unidade escolar já está realizando a cotação para dar início às obras.

A Seduc disse ainda que, em 2019, a escola recebeu R$ 33 mil para a adequação da cozinha, banheiros e reparos na rede elétrica. A unidade de ensino também recebeu mobília e equipamentos novos.

"Ainda assim, a fim de oferecer mais conforto aos estudantes e servidores, a Pasta informa que está em estudo uma reforma geral na estrutura do colégio", finaliza a nota da Seduc.  

Fiação exposta no bebedouro dos estudantes
Banheiro sem condições de uso
Banheiros com problemas
Lâmpadas quebradas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.