Tocantins

Comissão é criada para elaboração do novo plano de carreira da Educação, um anseio da categoria

'Essa proposta é um sonho da categoria', disse o secretário da Educação.

Por Redação 537
Comentários (0)

06/06/2024 17h43 - Atualizado há 1 mês
Governador e secretário assinaram a portaria

Notícias do Tocantins - O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) assinou nesta quinta-feira (6), o decreto de nº 6.802, que cria uma comissão para a construção do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação. 

“Nós temos valorizado os nossos professores. Pagamos os passivos e concedemos data-base, mas temos que fazer algo importantíssimo para as carreiras, que é a revisão ou a reconstrução do PCCR. Eu estou autorizando o nosso secretário e assinando o documento para criar a comissão, composta por diversos órgãos do Governo do Tocantins e também do sindicato representativo da classe. Estamos aqui cumprindo o nosso compromisso com os nossos professores”, destacou o governador.

Decreto de nº 6.802

Composta por quatro instituições representativas, a Secretaria da Educação; a Secretaria da Fazenda; a Secretaria da Administração; e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins, a comissão será oficialmente designada para elaborar novas propostas aos profissionais da educação, visando criar um plano de carreira robusto, transparente, eficaz e sustentável, que atenda às necessidades dos educadores e promova a qualidade da educação no Tocantins. 

A Comissão Permanente poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas ou privadas, para participar de suas atividades e contribuir para o desenvolvimento de suas ações.

A expectativa é de que o novo plano de carreira contemple não apenas questões salariais, mas também aspectos relacionados à formação contínua, à valorização profissional, às condições de trabalho e às perspectivas de progressão na carreira.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a formação dessa comissão marca um importante passo rumo à valorização e ao reconhecimento dos profissionais da educação no Tocantins.

“Essa proposta é um sonho da categoria, e o governador Wanderlei Barbosa tem sido muito atencioso com a educação. Tudo que ele vem fazendo, desde o pagamento dos passivos ao reconhecimento do concurso público, todos esses avanços que tivemos são motivos de muita satisfação. Este momento é histórico”, enfatizou o secretário. 

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira.

Investimentos na educação

O Wanderlei Barbosa afirmou que vem trabalhando fortemente na área da educação, sobretudo na valorização de espaços e instituições para os discentes, tal como o reconhecimento dos profissionais da educação. O Governo do Tocantins já concedeu um aumento salarial de 11% para professores efetivos e contratados, além da concessão de gratificação de até R$ 700 para servidores efetivos, como os professores com regência de sala de aula, coordenadores pedagógicos, de área, de curso técnico e orientadores educacionais, que atuam nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.