Prêmio de Inovação

Conheça as 5 empresas mais inovadoras do Tocantins e como se destacam no mercado

Empresa de tecnologia sediada em Araguaína ganhou em 1º lugar.

Por Redação 866
Comentários (0)

10/06/2022 09h22 - Atualizado há 1 ano
Prêmio de inovação foi entregue na noite desta quinta-feira (9)

Cinco empresas que fizeram a diferença no quesito inovação, cujos projetos e serviços inovadores implementados se destacaram no mercado tocantinense, foram premiadas na noite desta quinta-feira (9) pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

As empresas ganhadoras são: Rad Informática (1º lugar), Rio Construção (2º lugar), Brk Ambiental/Saneatins (3º lugar), Itafos Arraias (4º lugar) Carne de Jaca Palmas (5º lugar).

Além dos certificados de reconhecimento pelas iniciativas inovadoras, as indústrias vencedoras foram contempladas com os seguintes prêmios: 1º lugar – MacBook Pro, 2º Lugar – MacBook Air, 3º lugar – iPad Pro, 4º lugar – iPad Air, 5º lugar – iPad Mini.

O presidente da FIETO, Roberto Pires, destacou que “inovar é sair da zona de conforto, é buscar novas alternativas, produtos e soluções". "As empresas premiadas são  exemplo para os demais empresários do Tocantins, pois provam que é possível implementar práticas inovadoras na indústria para obter melhores resultados”, ressaltou o presidente da Federação, Roberto Pires.

A empresária Edivângela Silva, fundadora da Carne de Jaca, ficou emocionada ao receber o prêmio. "Nascemos em meio a pandemia, a carne é missão de alma, me renova, reaviva minha vida, vamos mostrar a Carne de Jaca ao mundo. Tudo nasceu por causa do meu filho de 5 anos que não pode consumir a proteína de origem animal, por isso é missão”, explicou.

O diretor da Rad Informática, Robson Fernandes da Silveira Júnior, disse que o sentimento é de satisfação, que o prêmio é um fator motivacional, pois toda a equipe foi premiada pelo esforço empregado. A Rad Informática existe há 27 anos no mercado de Araguaína.

1º LUGAR: RAD INFORMÁTICA

Prestadora de serviços na área de desenvolvimento de software e consultoria na área gerencial e contábil, a Radinfo implementou ações inovadoras no relacionamento com seu público interno como o aplicativo GAMEFIC. Acessado por colaboradores, o aplicativo estimula a produtividade promovendo um jogo entre o time com pontuação baseada nos atendimentos prestados pelo colaborador que, ao final do mês, pode ganhar incentivos como day off, vale gasolina e ingressos para cinema.

Ainda voltado para colaboradores, desenvolveram inovações no processo de solicitações de benefícios (vale) que passou a ser on-line, sem formulários impressos e sem a necessidade do atendimento presencial no setor pessoal, a fim de aumentar a privacidade e celeridade. O conhecimento adquirido em treinamentos periódicos, mensurado por provas, também é reconhecido com melhorias na remuneração, além de ser um momento de exposição de ideias e sugestões dos colaboradores.

A criação e a melhoria de softwares oferecidos aos clientes, como o PDV Touch e o RAD XML completam a lista de inovações da vencedora desta edição: o primeiro traz agilidade durante a realização de compras e economia para a empresa ao possibilitar a autonomia do autoatendimento on-line e agilidade durante a realização de compras e o segundo reúne informações do setor fiscal das empresas facilitando a rotina deste departamento nas organizações.

2º LUGAR: RIO CONSTRUÇÃO

Focada em entregar obras no prazo, no custo e com a qualidade prometida, a Rio Construção conseguiu a segunda colocação ao investir em inovações como o desenvolvimento de uma metodologia própria de trabalho com esta finalidade denominada POC (Projeto, Orçamento e Cronograma). A metodologia tem atraído construtores de outros estados que participam de imersões organizada pela construtora sediada no Tocantins.

Na área ambiental, aplica o mapeamento dos resíduos e materiais que podem ser reutilizados ou vendidos para separação do vai se de fato descartado direcionando ao reaproveitamento por outras empresas. Conta ainda com o projeto de devolução de CO², iniciativa que calcula com a devida consultoria ambiental a emissão do componente químico em uma obra e propõe a compensação correspondente por meio do plantio de mudas realizado com apoio dos colaboradores.

A inovação na área de marketing dá-se pela criação do podcast, “PODCONSTRUIR”, disponível em plataformas como Youtube e Spotify, que destaca os pontos fortes da construção civil e leva profissionais de referência e credibilidade para mostrar os bastidores deste segmento.

3º LUGAR: BRK AMBIENTAL / SANEATINS

A concessionária de serviços de abastecimento de água mantém um núcleo que fomenta a cultura de inovação na empresa criando parcerias com startups e projetos piloto para buscar eficiência no seu negócio e melhorar a prestação de serviços, a exemplo da iniciativa Waterlution BRK Acelera. Seu objetivo é conectar startups do setor com a BRK, para acelerar o desenvolvimento de soluções ou adaptar soluções de outros setores de utilidades para o contexto do saneamento.

O método convencional de limpeza de reservatórios, por exemplo, foi alterado substituindo ferramentas rudimentares, como baldes e pás, pela utilização de mergulhadores. A alteração traz benefícios como a diminuição do número de pessoas envolvidos, o não comprometimento do abastecimento de água para a população e maior segurança ao utilizar equipamentos mais modernos como as máquinas de sucção que permitem a rápida limpeza de sedimentos nos reservatórios.

4º LUGAR: ITAFOS ARRAIAS

A empresa de fertilizantes desenvolveu iniciativas inovadoras voltadas a gestão. Na gestão de pessoas, criou um “Comitê de Gente” para cuidar de todo o bem-estar e saúde mental de seus colaboradores, além de buscar alternativas para as necessidades apresentadas por eles. Para o negócio foi criado o Comitê de Inteligência de Mercado que desenvolve inovações nos processos e banco de dados e motivou investimentos em cursos de alto nível para o preparo de seus integrantes. Outro comitê foi criado para cuidar minuciosamente das questões de Meio Ambiente, Comunidades e Pessoas e Governança.

5º LUGAR: CARNE DE JACA PALMAS

Premiada pela inovação em seu produto, a indústria Carne de Jaca, como o nome aponta, desenvolveu as versões in natura, temperada e desidratada do fruto. Realizando a produção industrial de forma artesanal a indústria atende aos públicos vegano, vegetariano e pessoas com restrição ao uso da carne de origem animal, inclusive crianças formam um mercado com potencial capaz de absorver uma produção em larga escala dos produtos à base de jaca.

Banca Julgadora

Compuseram a banca julgadora das ações inovadoras a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/TO), o Serviço Social da Indústria (SESI/TO), o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.