Nomeados

Conheça o perfil dos quatro novos integrantes do 1º escalão do Governo do Tocantins

As mudanças fazem parte da reforma administrativa em curso.

Por Redação 1.042
Comentários (0)

03/02/2021 07h59 - Atualizado há 3 anos
"Os gestores têm liberdade, mas também direcionamento", disse o governador

Quatro novos membros do 1º escalão do Governo do Estado foram empossados na tarde desta terça-feira (2), em solenidade realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia. Na ocasião, o governador Mauro Carlesse assinou a Medida Provisória nº 01/2021, que recria a Secretaria do Planejamento e Orçamento, a partir da cisão da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

O servidor público Sergislei Silva de Moura, que tem 20 anos de carreira, foi escolhido para comandar a pasta recém-criada. Até então, o servidor atuava como secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Sefaz.

O ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Soares Mariano foi empossado como presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Com essa mudança, Tom Lyra, deixa de acumular a presidência da Adetuc e passa a se dedicar exclusivamente à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade assumiu a Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas. Outra mudança efetivada foi o deslocamento do Coronel Silva Neto para o Comando-Geral da Polícia Militar, no lugar de Jaizon Veras, que foi para a reserva.

PERFIL

Jairo Mariano

O novo presidente da Adetuc é formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração. Possui larga experiência de gestão, tanto na esfera pública quanto privada. Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo. Também foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a chefia de gabinete da Presidência e a Gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, o Conselho de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae e, ainda, o conselho na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Também integra o Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN.

Sergislei Silva de Moura

É servidor público efetivo há 20 anos, tem formação em Gestão Pública e tecnólogo em Gestão Contábil, captação de recursos de convênios federais e operação de crédito interna e externa. Trabalhou na Fundação UNITINS entre o período de 1993 a 2002 nas áreas de contabilidade e gestão e prestação de contas de convênios federais; e na Secretaria da Saúde no período de 2002 a 2009, como coordenador e diretor da área de captação de recursos de convênios e repasse fundo a fundo do SUS. Trabalhou na Secretaria de Planejamento e Orçamento no período de 2009 a 2018, como diretor e superintendente nas áreas de captação de recursos de convênios e operação de crédito Interna e externa, atuando também na área de emendas parlamentares federais e estaduais.

Otoniel Andrade

Otoniel Andrade Costa é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Em 1990 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1994 como o deputado mais votado no Estado do Tocantins. Foi prefeito de Porto Nacional por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2013-2016). Entre 2008 e 2009 foi superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no Tocantins. Também foi superintendente da Valec (Tramo Norte) nos anos de 2009-2010.

Silva Neto

Júlio Manoel da Silva Neto é coronel da Polícia Militar do Tocantins, onde ingressou em 1998. Possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Militar do Estado de Goiás; pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de Polícia Judiciária Militar pela Unitins. Foi secretário-chefe da Casa Militar do Tocantins; comandou a 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM, em Palmas; 3ª Companhia do 8º BPM, em Paraíso; 4ª CIPM, em Araguatins; 5ª CIPM, em Tocantinópolis; 2º BPM, em Araguaína. Foi Subcomandante do 5º BPM, em Porto Nacional; da Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas; do 1º BPM, em Palmas.

Foi oficial R/2 de Infantaria do Exército Brasileiro, servindo no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado em Maceió. Foi Comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão da Companhia Fox Uno, no Rio de Janeiro (Operação Rio I); do 2º Pelotão da Companhia Fox III, no Espírito Santos (Operação Reconquista II) e Oficial Auxiliar do Fiscal Administrativo Base de Comando Fox IV, no Rio de Janeiro (Jogos Pan Americanos e Para-Panamericanos). Também foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial Militar pela Polícia Militar de Alagoas, Medalha do Sesquicentenário pela Polícia Militar de Goiás, Medalha de 10 anos pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar do Tocantins, Medalha Amigos da Marinha e Diploma de Amigos do Espírito Santo. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.