Conta mais barata!

Tarifa de energia terá redução no Tocantins pela 1ª vez em sete anos a partir de quinta-feira

Redução de encargos e eficiência da distribuidora diminuíram a conta de luz.

Por Redação 4.005
Comentários (0)

02/07/2019 14h27 - Atualizado há 4 anos
Conta de energia mais barata

A tarifa de energia no Tocantins será reduzida. Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou reajustes até 13,3% em outros Estados, mas com o Tocantins a história foi diferente.

É que a Aneel está compartilhando com os 589 mil clientes de energia do estado a redução dos encargos setoriais e o ganho de eficiência obtido pela Energisa. A nova tarifa foi aprovada hoje, 2 de julho, e entrará em vigor na próxima quinta-feira (04), sendo aplicada na energia consumida a partir desta data.

Os clientes tocantinenses perceberão uma redução média de -0,33%. Para os clientes residenciais (baixa tensão) a redução será de 0,36%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo das indústrias, a redução será de 0,20%

Marcio Mário Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins, lembra que a conta de energia está relacionada ao consumo do cliente. E que, mesmo a tarifa estando mais baixa, é necessário ter hábitos de consumo eficiente.

“A forma como utilizamos a energia impacta diretamente no nosso orçamento familiar e empresarial. Ter atitudes que contribuam para a redução da conta de energia possibilita uma melhor qualidade de vida e deve ser parte da rotina”, comentou.

Dayanni Grassano, gerente de Regulação Econômica da Energisa, reforça que o reajuste da tarifa é um processo regulado pela Aneel e previsto no contrato de concessão da empresa. “Ele acontece somente uma vez por ano e, no caso do Tocantins, sempre na primeira semana de julho. Esta é a primeira vez, em sete anos, que houve queda na tarifa do Estado”, disse.

Nacionalmente, a média de reajuste aprovado pela Aneel até 2 de julho tem sido de 6,38%.

Energisa anuncia redução em entrevista à imprensa
Gráfico dos reajustes desde 2013
Índice de reajuste de 2019 por companhia de energia elétrica

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.