Porto Nacional

Documentário contará lenda de serpente que acorda no Carnaval para animar foliões em Porto

Gravações iniciam dia 06 de fevereiro e seguem durante o carnaval

Por Redação
Comentários (0)

26/01/2024 09h17 - Atualizado há 3 meses
Lenda diz que a serpente Boiúna acorda uma vez por ano, sempre no Carnaval, para animar os foliões

Diz a lenda que a serpente Boiúna acorda uma vez por ano, sempre no Carnaval, para animar os foliões da cidade. Ela, que fica adormecida debaixo da Catedral Nossa Senhora das Mercês, acorda, todos os anos durante o carnaval, para animar os foliões em Porto Nacional. Nomeada como Caçada da Boiúna e os Bonecos Gigantes a tradição é bastante reconhecida na região e será transformada em projeto audiovisual.

Via recursos da Lei Paulo Gustavo, do município de Porto Nacional, o videodocumentário recebe o nome de “O Rio e a Cobra Grande” e é uma iniciativa do artista Everton dos Andes. As gravações se iniciam no dia 6 de fevereiro deste ano e seguem ao longo de todo o período carnavalesco. A produção audiovisual terá a duração de 12 minutos e terá a cidade de Porto Nacional como locação.

De acordo com Everton dos Andes, o objetivo é de eternizar essa tradição e ainda propagar essa memória histórica dos portuenses, tendo como tema central a Lenda da Buiuna e, história do surgimento do espetáculo de rua “A Caçada Da “Buiuna” e “Os Bonecos Gigantes de Porto Nacional”, nessa cidade.

O roteiro traz como pano de fundo o debate em torno da preservação do patrimônio imaterial local, tendo em vista, o surgimento do Lago da Usina de Lajeado, que impactou, profundamente, a cidade de Porto Nacional, em seu patrimônio simbólico. “O vídeo revela o espetáculo da “Buiuna” como arranjo produtivo local, criado com a finalidade de manter viva as tradições da cultura popular (mitos, lendas, causos, histórias de pescadores), presentes em Porto Nacional”, anuncia o artista.

A tradição, que tem cunho cultural e turístico, é caracterizada como uma forma de resistência aos impactos socioculturais vivenciados pela população local, mas também, uma expressão de festa e congraçamento da comunidade com suas simbologias e valores tradicionais.

Patrocínio

A direção-geral é de Everton dos Andes e produção executiva de Caio Brettas, tendo João Luiz Neiva Brito como Auxiliar de Produção. O projeto foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal via Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Nacional, via Secretaria de Cultura e do Turismo.

 Ficha Técnica - O Rio e a Cobra Grande

  • Categoria: Videodocumentário
  • Tempo: 12 minutos
  • Direção-geral e Roteiro: Everton dos Andes
  • Direção de Imagem, Cinegrafia, Edição e Produção executiva: Caio Brettas
  • Direção e Locação e Auxiliar de Produção: João Luiz Neiva Brito
  • Videomaker, Auxiliar de Produção e Designer: Rodrigo Paschoal
  • Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu
  • Auxiliar de Produção: Natália Schreder
Apresentação sobre a lenda é feita anualmente em Porto Nacional.
Boiúna sai nas ruas da cidade durante a folia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.