Tocantins

Corpo de Bombeiros promove 1ª mulher ao posto de coronel e inaugura sede de R$ 16 milhões

Prédio é a maior obra já construída em 30 anos de existência da corporação.

Por Redação 2.935
Comentários (0)

22/04/2023 08h56 - Atualizado há 1 ano
Nova sede do Corpo de Bombeiros, localizada em Palmas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, inaugurou a nova sede do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), em Palmas, nesta quinta-feira (20).

A obra, que representa um marco histórico para a instituição, é a maior já construída em seus 30 anos de existência.

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do investimento em segurança pública e enalteceu o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros no Estado.

“Os nossos militares merecem um momento como esse, não só pela competência e excelente trabalho, mas por entendermos o quanto essa instituição é importante para o Estado. Imagina a relevância desse prédio. A sede representa a união de forças de quem quer o bem do Tocantins, de quem se preocupa com a segurança e o bem-estar do nosso povo”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O vice-governador, Laurez Moreira, destacou a importância do investimento em segurança pública para a população. “Representa o respeito do governador Wanderlei Barbosa com toda a população tocantinense. A segurança é fundamental na vida de qualquer ser humano, então o Governo do Tocantins e a bancada federal, que ajudou na realização dessa obra, estão de parabéns”, considerou.

Bombeiros promovidos

O evento ocorreu no cruzamento da Avenida JK com a Avenida NS 3, onde fica a nova sede do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, 60 Bombeiros foram promovidos, sendo 41 oficiais e 19 praças.

Para o comandante-geral do CBMTO, Coronel Eduardo Farias, a cerimônia é um momento histórico para o Estado. “Celebramos 30 anos com essa entrega, mais a promoção dos nossos bombeiros, o que coroa essas três décadas de trabalho. É um marco para o nosso efetivo e ainda mais para a população, que estará, mais do que nunca, segura em nosso Estado”, ressaltou.

Na promoção, seis foram condecorados com a patente de coronel, a última instância na titulação da corporação do Corpo de Bombeiros. Entre os promovidos está a Andreya de Fátima Bueno, que faz parte do efetivo desde 2006, quando o CBMTO foi emancipado da Polícia Militar e passou a ser oficialmente uma corporação independente e autônoma. Ela tem muito o que comemorar, pois hoje é a primeira mulher com a patente de coronel do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

“Quando começamos lá atrás, há 17 anos, não imaginávamos um prédio com essa estrutura. Hoje é um dia de muita emoção, pois agora sou a primeira mulher no posto de coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins”, comemorou.

Andreya de Fátima Bueno

 

Homenagens

Durante a cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa recebeu a Moeda de 30 anos do Corpo de Bombeiros do Tocantins, cunhada em representação à importância desse histórico momento. Um dos lados da moeda está gravado o selo comemorativo dos 30 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e do outro, a fachada do novo Quartel do Comando Geral. 

Nova Sede CBMTO

Com arquitetura moderna e investimento de R$ 16 milhões, em uma área de 43.750 m, a nova sede do Quartel do Comando Geral (QCG) está localizada em um ponto estratégico na região central da capital, às margens da Avenida JK, ligando com a Praia da Graciosa. 

O novo prédio conta com estrutura de três pavimentos, o que totaliza 3.557,79 metros quadrados, concentrando, no mesmo local, toda a parte administrativa da corporação, além do Comando de Atividades Técnicas (CAT). Futuramente, esse prédio também abrigará a sede da Defesa Civil Estadual.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.