Aos 87 anos

Corpo de Brito Miranda será sepultado nesta segunda-feira em Palmas, informa família

Brito teve importante participação na luta pela criação do Estado.

Por Redação 811
Comentários (0)

27/12/2021 08h05 - Atualizado há 2 anos
Brito Miranda tinha 87 anos

O corpo do ex-deputado José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), será sepultado nesta segunda-feira (27), no cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.

Brito morreu no sábado (25), no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, após sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha 87 anos.

O corpo está sendo velado desde a noite deste domingo (26) no Salão Paroquial da igreja São José, em Palmas, onde será realizada uma missa de corpo presente nesta segunda-feira a partir das 8h.

Segundo a família Miranda, a previsão é que às 10h o cortejo seguirá para o cemitério Jardim das Acácias.

VEJA MAIS

 

BIOGRAFIA

Brito Miranda, como era mais conhecido, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) e teve importante participação na luta pela criação do Estado na condição de deputado estadual por Goiás.

Natural de Pedro Afonso, nascido em 3 de janeiro de 1934, Brito Miranda também foi advogado, promotor de justiça e advogado.  

Filho de Leôncio Miranda e Anaides Brito Miranda, ele era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça.

Por conta de sua especialização profissional presidiu o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (IDAGO) e foi chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do estado de Goiás.

Sua estreia política aconteceu no PSD elegendo-se deputado estadual por Goiás em 1962 e após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964 migrou para o MDB e foi reeleito em 1966.

Afastado da política após o fim do mandato, foi reeleito pelo PMDB em 1982 e 1986. Disputou sua última eleição em 1988 como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire.

No Tocantins, foi secretário de Governo em uma das gestões de Siqueira Campos e secretário de Estado da Infraestrutura no governo do seu filho Marcelo Miranda, que fora eleito governador do Tocantins em 2002, 2006 e 2014.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.