Acordo com SSP

Corpos de indigentes serão destinados a estudos nos cursos de enfermagem e medicina da Unitins

Em contrapartida, a Unitins atuará para a capacitação dos policiais civis.

Por Redação 555
Comentários (0)

30/08/2022 15h35 - Atualizado há 1 ano
Visita ao IML

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) firmou uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), por meio do Instituto Médico Legal (IML), na manhã desta terça-feira (30).

A parceria busca viabilizar o estudo e a pesquisa técnico-científica no campo da Anatomia Humana, Anatomia Patológica e prática Médico-Legal nos cursos de Enfermagem e Medicina, por meio da destinação de cadáveres não reclamados, também conhecidos como indigentes, para os laboratórios de anatomia da Unitins em Augustinópolis, bem como de peças anatômicas.

O termo de cooperação técnica, assinado na manhã desta terça-feira pelo reitor Augusto Rezende e pelo secretário Wlademir Costa, se refere ao I Núcleo Regional de Medicina Legal, localizado em Araguatins, com unidade também em Tocantinópolis.

Em contrapartida, a universidade atuará para a capacitação dos policiais civis do Tocantins por meio de cursos de atualização e pós-graduação, além de fortalecer a estrutura das unidades do IML por meio da manutenção e aquisição de equipamentos e permitir o acesso dos profissionais aos laboratórios para a realização de pesquisas ou coleta de dados estatísticos.

Termo de cooperação assinado

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, celebrou a oficialização da parceria. “O convênio vai possibilitar a estruturação da prática como fornecimento de cadáveres para os estudos, bem como de peças anatômicas. A gente acredita que o anatômico é uma necessidade, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem e o entendimento do nosso aluno por meio do estudo em peças úmidas. Dentro da legislação, as disciplinas de Anatomia podem ser ministradas com peças secas, mas nós temos a certeza de que o estudo em peças úmidas traz mais consistência para o aprendizado. Além dos cadáveres e das peças anatômicas, o termo de cooperação também possibilita que os nossos alunos participem da rotina do IML como das perícias e exames em pessoas vivas e mortas, abrindo o campo da prática e de estágio”, disse.

Para o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, a parceria traz benefícios, sobretudo, para a população. “Os benefícios são especialmente para a população que, no fim, será beneficiada com profissionais mais capacitados. Para a Segurança Pública, por exemplo, serão disponibilizadas vagas para os policiais civis nos cursos de especialização lato sensu e stricto sensu, além de permitir o livre acesso ao complexo laboratorial para fins de estudo e pesquisa. Essas ações oferecem possibilidades de qualificação e, consequentemente, melhoria das condições de trabalho desses profissionais”, destacou.

Visita ao IML

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, esteve presencialmente nas instalações da unidade do IML em Tocantinópolis na sexta-feira (23), quando cumpria agenda no Bico do Papagaio.

Na oportunidade, a comitiva da Unitins conversou com o chefe do I Núcleo Regional de Medicina Legal, Neuton Rodrigues de Melo Junior, que apresentou as possibilidades de utilização dos espaços pelos acadêmicos e explicou como funcionará a destinação de cadáveres e peças anatômicas não reclamados.

“Esse termo de cooperação é de grande importância, pois vai promover a troca de conhecimentos entre os nossos profissionais e os acadêmicos, tornando essa relação um benefício, principalmente, para a sociedade, pois ao participarmos da formação desses profissionais de enfermagem e medicina, nós contribuímos para a oferta de um serviço ainda melhor no futuro, quando eles já estiverem formados”, concluiu Neuton.

Visita ao IML

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.