Luto

Símbolo do famoso biscoito Amor Perfeito, Tia Naninha morre aos 85 anos e deixa legado cultural

Ela deixa 12 filhos, 39 netos e quatro bisnetos e o viúvo Seu Dozinha.

Por Redação 1.864
Comentários (0)

14/04/2023 18h00 - Atualizado há 1 ano
Tia Naninha tinha 85 anos

A idealizadora do tradicional biscoito Amor Perfeito, dona Ana Benedita de Cerqueira e Silva, mais conhecida carinhosamente como Tia Naninha, faleceu nesta sexta-feira (14), em Brasília. Ela tinha 85 anos.

Em nota de pesar, o Sebrae destacou que Tia Naninha deixa um legado histórico cultural e turístico para o Tocantins. "Seu exemplo de empreendedorismo fez o biscoito ganhar força todos os dias em uma cozinha construída no quintal de sua casa. O Amor-perfeito se tornou um dos símbolos iconográficos do Estado", destacou a nota.

O secretário de Cultura do Estado, Tião Pinheiro, afirmou que Dona Naninha é um ícone da cultura do Tocantins, famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo do Estado e da histórica cidade de Natividade, uma das delícias da gastronomia tocantinense.

Moradora ilustre de Natividade, Tia Naninha deixa um legado simbólico de doçura temperada com força, matriarca e mãe de uma família numerosa e exemplar, ela deixa 12 filhos, 39 netos e quatro bisnetos e o viúvo Seu Dozinha, após mais de 50 anos de um casamento exemplar.

"Dona Naninha deixa o amor perfeito órfão destas mãos prendadas, todos os tocantinenses pesarosos e tristes com a sua partida. O Tocantins perde um exemplo de mulher, mãe, esposa e empresária simples e de sucesso. É fato que o Estado ficará com sabor de saudade, mas com a certeza de que esta mulher contribuiu imensamente para o enriquecimento da cultura do Tocantins que sempre admirou e amou Dona Naninha e seu amor que era perfeito para além do amor perfeito", afirmou o secretário Tião Pinheiro.

A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins se solidarizou com todos os seus familiares, amigos e todos os tocantinenses por essa perda irreparável.

NOTA DE PESAR DO GOVERNADOR 

"A tarde desta sexta-feira, 14, se revestiu de luto ante a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a nossa conhecida Tia Naninha do Amor Perfeito, ocorrido em Brasília, onde se encontrava em tratamento de saúde.

Tia Naninha elevou o nome de Natividade e do Tocantins a todo o Brasil, e até ao exterior, com o sabor ímpar dos Biscoitos Amor Perfeito, Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, produzidos há mais de 100 anos por sua família. Mulher de fibra e luta, Tia Naninha alçou reconhecimento nacional e recebeu o prêmio Bertha Luz, do Senado Federal.

Determinei o Decreto de Luto Oficial por três dias no Estado e clamo ao Espírito Santo de Deus que conforte os corações dos familiares, amigos, nativitanos e de todos os tocantinenses que sentem a partida de nossa Tia Naninha. Ela agora descansa eternamente junto a fonte celestial do Amor Perfeito.

Wanderlei Barbosa | Governador do Estado do Tocantins"

________________________________

"Consternados, recebemos nesta sexta-feira (14), a notícia do falecimento da Sra. Ana Benedita de Cerqueira, a Tia Naninha de Natividade, grande referência gastronômica, criadora do biscoito Amor Perfeito, patrimônio cultural e simbólico do Tocantins.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente para seu esposo, Teodoro Nunes da Silva, e os filhos e filhas, Noemi, Marques, Lourenço, Joelia, Félix, Livia, Zoelia, Viviane, Corina, Hélio, Mariane e Noélia Cerqueira, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

Como está escrito, "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada". (Romanos 8:18)

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco"

________________________________

"Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, 85 anos, conhecida como Tia Naninha, ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Brasília. 

Moradora de Natividade-TO, Tia Naninha se tornou conhecida por seu talento culinário e por ter criado o famoso biscoito Amor Perfeito, que conquistou não só o paladar dos tocantinenses, mas de turistas de todo o Brasil. Tia Naninha tornou-se um exemplo de empreendedorismo e uma referência gastronômica do nosso Estado e deixa um grande legado histórico, cultural e turístico para o Tocantins.  

Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações dos familiares, amigos e todos os nativitanos que sofrem esta perda irreparável. 

Josi Nunes / Prefeita de Gurupi"

______________________________

"Recebo com imenso pesar, a triste notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a querida tia Naninha, que infelizmente nos deixou, nesta sexta-feira, dia 14.

Referência na cultura e na culinária, Naninha era uma mulher de garra e luta, uma grande tocantinense que como ninguém, conduzia com esplendor a culinária tocantinense, encantando à todos, com suas habilidades gastronômicas, em especial o delicioso amor perfeito, um dos biscoitos mais saborosos do Brasil.

Sua partida é uma perda irreparável para o nosso Tocantins. Sua história de vida ficará eternizada em nossas memórias.

Aos seus familiares e amigos minha solidariedade e abraço fraterno.

Valdemar Júnior / Deputado Estadual"

__________________________________

"A Câmara Municipal de Palmas, por meio de seu presidente, vereador Folha, e demais vereadores, lamenta o falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, mais conhecida como Tia Naninha, famosa por produzir o biscoito Amor Perfeito, em Natividade.

Todo o Tocantins está em luto pela partida de Tia Naninha, aos 85 anos, ocorrida nesta sexta-feira, 14, em Brasília, onde se encontrava internada para tratamento de saúde. 

Ela deixa o esposo, 12 filhos, 39 netos, quatro bisnetos e todo um legado cultural e tradicional que contribuiu para a consolidação de Natividade como um destino turístico do nosso estado e elevou o biscoito Amor Perfeito a Patrimônio Cultural e Imaterial do Tocantins, conquistando fama mundo afora pelo sabor inigualável.

Neste momento tão doloroso, esta Casa se solidariza com a família e os amigos de Tia Naninha e roga para que Deus dê forças e consolo durante essa triste despedida.

José do Lago Folha Filho / Presidente da Câmara Municipal de Palmas"

___________________________________

"É com grande pesar que recebemos na tarde desta sexta-feira, 14, a notícia da morte de Ana Benedita Cerqueira e Silva, mais conhecida como Dona Naninha, um ícone da cultura do Tocantins, famosa pelo biscoito Amor Perfeito, um símbolo do Estado e da histórica cidade de Natividade, uma das delícias da gastronomia tocantinense.

A moradora ilustre de Natividade, estava com 85 anos, deixa um legado simbólico de doçura temperada com força, matriarca e mãe de uma família numerosa e exemplar, ela deixa 12 filhos, 39 netos e quatro bisnetos e o viúvo Seu Dozinha, após mais de 50 anos de um casamento exemplar.
 
Dona Naninha deixa o amor perfeito órfão destas mãos prendadas, todos os tocantinenses pesarosos e tristes com a sua partida. O Tocantins perde um exemplo de mulher, mãe, esposa e empresária simples e de sucesso. É fato que o Estado ficará com sabor de saudade, mas com a certeza de que esta mulher contribuiu imensamente para o enriquecimento da cultura do Tocantins que sempre admirou e amou Dona Naninha e seu amor que era perfeito para além do amor perfeito. 

A Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins cumprimenta e se solidariza com todos os seus familiares, amigos e todos os tocantinenses por essa perda irreparável.

Tião Pinheiro / Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins"

____________________________________

"Com grande pesar, recebemos a notícia do falecimento de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, mais conhecida como Tia Naninha.
Famosa por elevar o biscoito Amor Perfeito ao patamar de símbolo da culinária tradicional tocantinense, nossa querida nativitana deixa seu exemplo como mãe, esposa, empreendedora.

O desenvolvimento do turismo na região das Serras Gerais passa pelo casarão da família Cerqueira, em Natividade.

Hercy Filho  / Secretário de Turismo do Tocantins"

Nota de pesar do governador Wanderlei Barbosa
Nota de pesar do Sebrae Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.