Boletim

Criança de 2 anos e mais duas pessoas são confirmadas com varíola dos macacos em Palmas

Saiba como proceder em casos suspeitos da Monkeypox.

Por Redação 761
Comentários (0)

30/08/2022 19h30 - Atualizado há 1 ano
Criança está em isolamento

O boletim semanal da varíola dos macacos em Palmas, divulgado nesta terça-feira (30), trouxe a confirmação de três casos positivos. Há outros 23 casos suspeitos sob investigação na capital e 22 foram descartados após exames. Araguaína também confirmou seu 1º caso da doença.

Os casos confirmados são de uma criança do sexo feminino, de 2 anos; uma adolescente, de 12 anos; e um homem de 28 anos. O homem não é residente de Palmas, mas realizou o exame na Capital. Ele e a criança seguem em isolamento e estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).  A adolescente já saiu do isolamento.

A Saúde informou que, além do monitoramento dos pacientes suspeitos e dos positivados, realiza também o acompanhamento dos contatos de cada caso. As manifestações mais frequentes têm sido lesões, inapetência e outros sintomas que ainda configuram quadro leve da doença.

Em razão da confirmação, a Saúde reforça que a principal medida para evitar a contaminação é a prevenção, limpeza constante das mãos, uso de álcool gel, máscaras para a população imunossuprimida e mais vulnerável à doença como gestantes, crianças e pessoas com comorbidade. 

A diretora de Vigilância em Saúde, Maressa Castro, orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima ao sentir qualquer um dos sintomas. “Nossa equipe já está alinhada e preparada para receber os casos suspeitos da doença. Após avaliação clínica, os pacientes serão encaminhados ao Laboratório Municipal para realizar a coleta para confirmar o diagnóstico”, explica.

VEJA TAMBÉM

Como proceder em casos suspeitos da Monkeypox

Viajante:  indivíduo que, nos últimos 21 dias, viajou ou teve contato com quem viajou para país endêmico ou com casos confirmados da doença, desde março;

Contato próximo: indivíduo que, nos últimos 21 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado da doença;

Contato sexual: indivíduos com histórico de contato íntimo com desconhecido e/ou parceiro/a(s) casual (is) nos últimos 21 dias que antecederam o início dos sintomas.

Caso provável da doença 

Pessoas que apresentam lesões agudas, sendo única ou múltiplas, em qualquer parte do corpo (inclusive na região genitale ou perianal). Aquelas que apresentam dor e sangramento anal e/ou edema peniado, podendo estar associada a outros sinais e sintomas, como calafrios, dores de cabeça, no corpo e costas e ainda, cansaço extremo.

Deve ser observado também se essas lesões apresentam formato arredondado com um pequeno ponto no centro (esse ponto nem sempre aparece) e, que evoluem para estágio de mancha, bolha ou feridas com crostas.

Definições e observações

O período para iniciar os sintomas normalmente é de 6 a 16 dias, mas pode ocorrer de iniciá–lo somente 21 dias após o contato com o vírus. Os sinais e sintomas costumam durar de duas a quatro semanas. As lesões devem ser avaliadas pelo médico que vai passar o tratamento adequado e ensinar a forma correta de higienizar a ferida e ainda, orientar a melhor forma de isolamento para evitar a transmissão.

Medidas de prevenção

Como forma de evitar a propagação do vírus, as pessoas devem evitar contato com casos suspeitos, prováveis e/ou confirmados da Monkeypox. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, utilizar máscara de proteção, comer somente carnes bem passadas e evitar tocar em secreções, roupas e objetos de outras pessoas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.