Vacinação

Tocantins será um dos últimos estados a receber a vacina contra dengue; veja lista de cidades

Inicialmente, 14 municípios foram contemplados na campanha nacional.

Por Redação
Comentários (0)

05/02/2024 08h24 - Atualizado há 2 meses
Vacina contra dengue

Notícias do Tocantins - Com o objetivo de orientar os profissionais de saúde e a população tocantinense quanto à importância da imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu, do Ministério da Saúde (MS), o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação Contra a Dengue em 2024 do Ministério da Saúde (MS) na última quinta-feira, 1º de fevereiro. O Estado é o 23º na lista de recebimento do imunizante.

O documento traz orientações para a organização do processo de imunização, a partir da incorporação do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Nota Técnica nº 8/2024/MS.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves, não existindo até o momento, um medicamento específico para o tratamento. Dessa forma, a vacinação age como o objetivo de reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).

“O informe técnico do Ministério da Saúde mostrou, além do público-alvo, a ordem de distribuição das doses aos estados e municípios, ficando ao Tocantins, na posição 23ª, com a região de saúde Capim Dourado, que é parte central do Estado, que compreende a capital. Tais decisões foram tomadas por conta do quantitativo de doses, baseado na capacidade de produção e entrega do laboratório produtor”, disse a Gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

Sobre a operacionalização de envio das doses, “o Ministério da Saúde informou que será realizada aos Estados a comunicação através de pautas automáticas, elaboradas proporcionalmente aos públicos-alvo e ordem de prioridade epidemiológica, que até o momento não possui previsão da data de entrega da vacina no Tocantins”, complementou a gerente.

Diandra acrescentou que “logo que a SES-TO for comunicada da previsão de chegadas das doses, informaremos aos municípios e ofereceremos o treinamento oportuno para as equipes municipais de saúde com as devidas diretrizes, orientações técnicas e operacionais para organização da vacinação contra a dengue”. 

A melhor forma de prevenção é evitar água parada

Esquema vacinal

Em 2024, a vacina dengue (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue (soropositivos e soronegativos). O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses.

Região Capim Dourado

Fazem parte da região Capim Dourado os municípios de:

  1. Palmas
  2. Aparecida do Rio Negro
  3. Fortaleza do Tabocão
  4. Lagoa do Tocantins
  5. Lajeado
  6. Lizarda
  7. Miracema do Tocantins
  8. Miranorte
  9. Novo Acordo
  10. Rio dos Bois
  11. Rio Sono
  12. Santa Tereza do Tocantins
  13. São Felix do Tocantins e
  14. Tocantínia

Casos de dengue

O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), atualizado em 31 de janeiro de 2024, aponta que houve uma queda de 90,4% no número de casos confirmados de Dengue, em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 364 casos em 2023 e 35 em 2024.

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio deste link.

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo Aedes aegypti.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é evitar água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos. Para isso basta:

- Manter sob abrigo da chuva pneus, garrafas, sucatas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis, etc.

- Providenciar a vedação de caixas d’água, tambores, tanques, cisternas e poços artesianos.

- Colocar areia em pratos e vasos de plantas para evitar o acúmulo de água.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. E se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.