Inclusão

Órgãos de segurança pública precisam ter intérprete de Libras, afirma Defensoria do Tocantins

Iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos.

Por Redação
Comentários (0)

03/02/2023 10h46 - Atualizado há 1 ano
Secretaria de Segurança Pública do Tocantins.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apresentou recomendação à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) para que sejam adotadas providências para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência auditiva.

Para isso, requer a contratação de intérprete da Língua Brasileira de Sinais, capacitação de servidores lotados nas unidades de atendimento em todo o Tocantins e/ou celebração de parcerias entre órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos.

A Recomendação é uma iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e do Núcleo de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, após denúncia de uma pessoa com deficiência auditiva à DPE-TO sobre suposta ausência de intérpretes de Libras em Delegacia de Polícia da Capital, o que dificultou o esclarecimento dos fatos e sua defesa.

No documento, que foi protocolado no dia 20 de janeiro último, o NDDH e o Nuamac Palmas lembram que, conforme dados do Censo do IBGE de 2010, o Tocantins conta com 66.140 pessoas com deficiência auditiva.

Assinam a recomendação, a coordenadora em substituição do NDDH, Mônica Prudente Cançado, e a coordenadora do Nuamac Palmas, Letícia Amorim.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.