Luto

Ex-governador de Goiás Íris Rezende morre aos 87 anos; governo do Tocantins lamenta

Ele estava internado em São Paulo, depois de sofrer AVC em casa.

Por Joselita Matos 655
Comentários (0)

09/11/2021 08h34 - Atualizado há 2 anos
Ex-governador de Goiás e também ex-prefeito de Goiánia.

Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende morreu no início da madrugada desta terça-feira (9/11), em São Paulo, após mais de três meses internado. Aos 87 anos, ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto, na capital de Goiás.

Iris morreu por volta das 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois. Segundo a assessoria do político, o corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 11h, em Goiânia. O sepultamento será no cemitério Santana, também na capital, e está previsto para às 17h.

O político passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). Por meio de nota, a assessoria informou que, no último sábado (6), ele foi submetido a intubação para tratar uma pneumonia que teve durante o tratamento contra o AVC. Desde então, seu quadro piorou.

INTERNADO HÁ MAIS DE TRÊS MESES

O político foi internado no dia 6 de agosto após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanhava avaliou que a operação foi bem-sucedida. Depois disso, ele teve vários altos e baixos.

Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

CARREIRA POLÍTICA

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em 2004, Íris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT).

NOTAS DE PESAR 

Com muito pesar recebi a notícia do falecimento de Iris Rezende, ocorrido nas primeiras horas desta terça-feira, 9.

Reconhecidamente um dos expoentes da política brasileira, o advogado goiano Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959. Passou pela maioria dos cargos com mandatos eletivos, sendo vereador, deputado, governador do estado de Goiás e senador.

Respeitado e de reconhecida capacidade administrativa e de coalizão, Íris Rezende foi ainda ministro de duas importantes pastas federais em períodos distintos, o Ministério da Agricultura ( governo José Sarney) e o Ministério da Justiça (governo Fernando Henrique Cardoso). Iris Rezende deixa um legado e exemplo de homem público engajado com a ética na política, com o respeito aos cidadãos e com políticas que gerem crescimento e desenvolvimento.

Ante ao luto pela partida de Iris Rezende, externo meus sinceros sentimentos, rogando ao nosso eterno Deus para que conceda o consolo aos corações dos familiares, amigos e aos nossos irmãos goianos nesse momento.

Wanderlei Barbosa / Governador em exercício do Estado do Tocantins

______________________________

É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende, de 87 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 09, em São Paulo, onde fazia tratamento há mais de três meses para recuperação de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto.

Iris nasceu em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, em 22 de dezembro de 1933. Iniciou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia. Foi eleito governador de Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Em 2004, novamente foi eleito prefeito de Goiânia. Encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia.

Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda. 

_______________________________

Goiás perde hoje, um grande líder, uma das maiores referências na política da história do Brasil, Iris Rezende, 87 anos, ex-governador, ex-senador, ex-ministro, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia por quatro mandatos. Um goiano que com 40 anos de vida pública, fez muito pelo seu estado e pelo país, deixando a sua marca de trabalho e legado na política brasileira.

Muito querido pelo povo, Ires era sem dúvida, uma figura emblemática e expressiva, que sabia como poucos homens públicos no Brasil, fazer política com amor e dedicação a seu estado e sua gente.

Expresso meu pesar à sua esposa, Dona Iris, seus filhos, netos, parentes, amigos e ao povo goiano. Que Deus possa confortar a todos, nesse momento de dor e sofrimento.

Descanse em paz Iris Rezende.

Deputado Estadual | Valdemar Júnior

_________________________________

Com pesar recebi a notícia do falecimento do ex-governador de Goiás por dois mandatos, Íris Rezende, de 87 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 9, em São Paulo, no Hospital Vila Nova Star.

Íris governou Goiás pela primeira vez, antes da divisão do estado que criou o Tocantins, no período de 1983 a 1986. O segundo mandato em 1991 ocorreu após a divisão de Goiás. Foram 60 anos de vida pública na política, começando como vereador e chegando a Ministro da Agricultura. Seus últimos mandatos foram como prefeito de Goiânia, cargo que ocupou por três períodos.

O ex-governador estava internado há três meses, tentando se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu legado é incontestável e sempre será considerado referência da política em Goiás.

Meus sentimentos à sua família, amigos e admiradores. Que Deus console aos que sofrem com sua partida.

Jair Farias | Deputado Estadual

__________________________________

Nos solidarizamos com os familiares, amigos, correligionários e admiradores de Iris Rezende Machado, nesse momento de dor, ocasionado por sua partida.

Iris Rezende deixa a sua contribuição à sociedade como político, onde foi vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Ele teve um legado histórico e partidário brilhante e de respeito dentro do MDB.

Tivemos a oportunidades de estar ao lado desse grande homem, e nos sentimos honrados pelo trabalho por ele prestado junto ao nosso Brasil e Estado de Goiás.

Que Deus traga consolo e força a todos nesse momento de luto.

MOISÉS AVELINO - EX-GOVERNADOR DO TOCANTINS E EX-PREFEITO DE PARAÍSO DO TOCANTINS

_________________________________

Soube nas primeiras horas do dia, da notícia do falecimento nesta terça-feira, 9, desse grande político, Iris Rezende. Ele vinha lutando pela saúde e vida há três meses, mas infelizmente, não resistiu.

Eu sempre tive muito respeito e admiração por Iris Rezende, bem como pela sua história de luta e amor pelo Brasil e por Goiás, onde por mais de meio século defendeu em diversas vertentes os interesses da Nação. 

O falecimento de Iris Rezende é uma perda irreparável para toda a população, e particularmente, estou muito consternada com a sua passagem. 

Em nome da esposa, dona Iris, registro a minha solidariedade, condolências, respeito e amor, aos filhos, netos, demais familiares e amigos. 

Que Deus conforte a todos neste momento de dor, e que Iris possa encontrar o acolhimento espiritual na Casa do Pai eterno.

Dulce Miranda | Deputada Federal

Íris Rezende morreu aos 82 anos depois de sofrer AVC e ficar internado mais de três meses.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.